Concurso IGP RS: governador anuncia autorização para o preenchimento de 274 vagas

Concurso IGP RS (Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul) deve ocorrer em breve, para cargos de níveis médio e superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 06/11/2024, às 09h22

Concurso IGP RS: Sede do IGP RS: Divulgação

O concurso IGP RS (Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul) foi anunciado na última terça-feira, 5 de novembro, pelo governador Eduardo Leite. De acordo com ele, a seleção já está autorizado e a expectativa é de que o edital seja publicado no decorrer dos próximos meses. A oferta será maior que a intenção inicial, que era de apenas 40 vagas para o cargo de papiloscopista.    

Ao todo, o IGP deve contar com 274 vagas, destinadas aos seguintes cargos, de níveis médio e superior:

Na ocasião, disse o governador:

"Estamos honrando o nosso compromisso de garantir as condições para fazer a reposição programada de efetivo, depois de tanto tempo em que governos deixaram a defasagem aumentar, assegurando também a responsabilidade com as contas públicas. Seguiremos trabalhando para reforçar a Segurança Pública e, assim, garantir a atenção que o povo gaúcho merece, com um Estado tranquilo, em paz, e que seja o melhor lugar para se viver"

Para o cargo de técnico de perícia é necessário possuir ensino médio para ingresso, enquanto para os demais  cargos é exigida formação de nível superior. No caso de papiloscopista, o inicial é de  R$ 8.587,25.

A seleção  já conta com banca organizadora definida para papiloscopista. No entanto, ainda deve ser confirmado se será mantida para todos os cargos. A escolhida é o Fenaz do Pará.

Concurso IGP RS: saiba como foi a última seleção

O último concurso IGP RS ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 106 vagas, sendo 15 para pessoas com deficiência e 19 para negros, com opções de níveis médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundatec.

No caso de ensino médio, as oportunidades foram as seguintes:

Para nível superior foram 70 vagas, distribuídas da seguinte forma:

Os cargos foram distribuídos entre dez Coordenadorias Regionais de Perícias (CRPs), sediadas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Santana do Livramento, Novo Hamburgo, Osório e Rio Grande. Os municípios que integram cada circunscrição podem ser conferidos nos editais, disponíveis entre os anexos da notícia.

As provas objetivas contaram com 80 questões, versando sobre conhecimentos gerais e específicos.

 

 

concursos concursos 2024 concursos rs (rio grande do sul) provas anteriores