Concurso do Inpe tem editais retificados; veja o que muda

Com inscrições a partir de 31 de outubro, concurso do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) oferece 93 vagas para carreiras de pesquisador e tecnologista, em São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso

Samuel Peressin   Publicado em 18/10/2023, às 09h58 - Atualizado às 10h11

Foto: Divulgação

O concurso do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sofreu algumas alterações nos editais para carreiras de pesquisador e tecnologista. No total, estão em disputa 93 vagas.

As retificações foram publicadas na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial da União. O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição, inicialmente previsto para terminar em 2 de novembro, foi estendido até o dia 3 do mesmo mês.

As demais mudanças tratam de tópicos envolvendo distribuição das vagas por localidade, reserva de postos para cotistas, estrutura e regras das provas, entre outros itens. Confira as retificações na íntegra abaixo:

Ofertas do concurso do Inpe

A seleção disponibiliza 44 vagas para pesquisador e 49 para tecnologista (veja as áreas mais abaixo). Ambas as carreiras exigem curso superior. Os salários podem chegar a R$ 16.134,86, acrescidos de auxílios alimentação e transporte.

Vinculado ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), o órgão oferece oportunidades para trabalhar em São José dos Campos (SP), onde fica a sede, e nas unidades de Cachoeira Paulista (SP), Santa Maria (RS) e Cuiabá (MT).

O prazo para inscrições vai de 31 de outubro a 4 de dezembro. Para concorrer, os interessados deverão realizar cadastro pelo site www.conhecimento.fgv.br. As taxas de participação custam:

Os pedidos de isenção do pagamento serão recebidos entre 31 de outubro e 3 de novembro. Os editais preveem gratuidade para pessoas que se enquadram em uma das condições a seguir:

O processo seletivo é organizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Em caso de dúvidas, a banca pode ser contatada pelo telefone 0800 283 4628, além do e-mail inpe23@fgv.br.

Etapas do concurso do Inpe

Os concorrentes a tecnologista serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, em 26 de maio de 2024. Haverá também análise de títulos, com entrega dos documentos em datas a serem oportunamente informadas.

Para os candidatos a pesquisador, o certame compreenderá exame discursivo, em 2 de junho, além de prova oral/defesa de memorial e análise de títulos (ainda sem datas definidas).

A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do órgão, conforme estabelecem os editais.

Vagas

Tecnologista júnior

Tecnologista pleno

Pesquisador adjunto

Pesquisador associado

Veja as principais datas do cronograma

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições e conteúdo programático, na página do concurso do Inpe

Inpe
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores