Concurso INPI: com carência de pessoal, órgão deve entrar em colapso em maio, diz presidente

Concurso INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) tem pedido de 217 vagas para cargos com exigência de ensino médio e nível superior

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 11/02/2022, às 10h37 - Atualizado às 14h21

Concurso INPI: sede do INPI: Google Maps

Com a expectativa de realização de um novo concurso INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), o presidente da instituição, Cláudio Furtado, afirma que, em decorrência de cortes orçamentários, a instituição deve colapsar, com paralisação das atividades já a partir de maio, de acordo com ofício encaminhado ao Ministério da Economia, conforme notífica divulgada pelo jornal O Globo, no último dia 9 de fevereiro. Enquanto a proposta orçamentária de 2022 fosse de R$ 70 milhões, o quantitativo foi reduzido para R$ 34 milhões. 

Segundo Furtado, o acesso à base de dados será reduzido de imediato e, a partir de maio, deverá ser totalmente interrompido. Além disso, a partir de maio, será interrompida, de forma total, a liberação de verbas para pagamento de pessoal terceirizado. "Isto impactará sobremaneira as atividades institucionais , uma vez que a falta de servidores, que vem aumentando ao longo dos anos, está longe de ser solucionada e impede o crescimento operacional para atender à crescente demanda de serviços , com impacto para a imagem institucional do INPI, doméstica e internacional", diz o documento.

Concurso INPI: saiba mais sobre a seleção

O concurso INPI teve seu pedido de autorização reforçado em dezembro, junto ao Ministério da Economia, para o preenchimento de 217 vagas, para cargos de níveis médio e superior.

A distribuição das vagas por cargos solicitados é a seguinte:

Em 2011, decisão liminar recente do ministro do Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), já determinava a realização do certame em 2022, tendo em vista que atualmente apenas 52% do quadro de pessoal está ocupado.

De acordo com o parecer do ministro "O instituto está longe de trabalhar com sua capacidade máxima de servidores, pois dos 810 cargos de pesquisador em propriedade industrial previstos 338 seguem vagos", disse. "É de se verificar que o Inpi opera, atualmente, em situação precária, com processos de trabalho ineficazes, defasagem tecnológica e carência de recursos humanos, o que o posiciona em um patamar inferior aos seus equivalentes no plano internacional e denota a necessidade urgente de uma reformulação das práticas do órgão".

Concurso INPI: saiba como foi a último seleção

O último concurso INPI foi realizado em 2014, com uma oferta de 140 vagas, sendo 100 para o cargo de pesquisador de propriedade industrial,em diversas áreas de atuação, e as demais 40 para tecnologista em propriedade industrial, também em diversas áreas de atuação. Para as duas carreiras foi necessário possuir formação de nível superior em áreas variando de acordo comas atribuições. A banca organizadora foi o Cespe/UnB. Todas as vagas foram para o Rio de Janeiro

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso Ministério das Comunicações: definida banca para edital de 217 vagas
Concurso Ministério da Saúde abre inscrições para preenchimento de 4 mil vagas
Concurso MPT : formada comissão para novo edital de procurador
Concurso da Amazul abre inscrições para 140 vagas; veja como concorrer
Concurso INSS é urgente se governo quer zerar filas da Previdência Social