Com mais de 1 milhão de inscritos em todo o país, concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para carreira de técnico terá a avaliação objetiva aplicada neste domingo (27)
Samuel Peressin Publicado em 22/11/2022, às 10h53 - Atualizado em 23/11/2022, às 14h17
Os inscritos no concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem conferir os locais onde farão a prova objetiva, marcada para domingo (27), às 14h (de Brasília). A consulta deve ser realizada por este link, inserindo CPF.
Estão em disputa 1.000 vagas imediatas para técnico do seguro social espalhadas por todo o Brasil — haverá também formação de cadastro reserva para 2.373 oportunidades. No total, a seleção registrou 1.023.494 candidatos.
Opção para quem possui ensino médio, a carreira oferece salário que pode chegar a R$ 5.905,79, já inclusas gratificações e auxílio-alimentação. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.
Nesta terça-feira (22), o INSS publicou retificação com a inclusão de novos locais para aplicação da prova. Dessa forma, segundo o órgão, alguns candidatos poderão realizar o exame em município diferente do escolhido durante a inscrição.
Originalmente, o edital previa que a avaliação ocorreria nas cidades-sede das 97 GEX (Gerências Executivas) envolvidas no certame. De acordo com a informação divulgada hoje no Diário Oficial da União, o número agora passou para 100 municípios.
A mudança afeta três estados. No Espírito Santo, além de Vitória, a avaliação ocorrerá em Vila Velha — a definição do local será definida conforme a proximidade de residência de cada participante.
No Pará, um quarto município foi adicionado: Ananindeua (os demais são Belém, Marabá e Santarém). No caso do Rio de Janeiro, houve a inclusão de Nova Iguaçu, totalizando sete cidades (as outras são Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda, além da capital).
Com duração de três horas e meia, a prova cobrará a resolução de 120 questões do tipo "certo" ou "errado". De acordo com o conteúdo programático, as perguntas abordarão temas sobre:
O processo seletivo é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), que pode ser contatado pelo telefone 0800 722 1125, além do e-mail inss@cebraspe.org.br.
De acordo com a banca, os candidatos deverão chegar com antecedência mínima de uma hora, portando caneta de tinta preta (fabricada em material transparente), comprovante de inscrição e documento de identidade original.
A segunda e última etapa do concurso consistirá em curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, com até 180 horas de atividades presenciais, em tempo integral. O treinamento ocorrerá nos seguintes municípios:
As oportunidades estão distribuídas por 97 Gerências Executivas do INSS. Os aprovados poderão ser lotados em quaisquer agências do órgão pertencentes à regional escolhida no momento da inscrição.
O estado do Rio de Janeiro concentra a maioria das ofertas, com 191 postos. Em segundo lugar aparece São Paulo (138 vagas), seguido por Minas Gerais (122). Confira, a seguir, a divisão completa (por ordem alfabética):
Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 16 de setembro a 4 de outubro
Pagamento da taxa de inscrição: até 21 de outubro
Prova objetiva: 27 de novembro
Divulgação do gabarito preliminar: 29 de novembro
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do INSS
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anterioresO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal com sede em Brasília (DF), vinculada ao Ministério da Previdência e do Trabalho, tem por finalidade promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social. O INSS é responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto em lei. Compete ao INSS a operacionalização do reconhecimento dos direitos da clientela do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que atualmente abrange mais de 40 milhões de contribuintes.
O INSS possui em seu quadro administrativo quase 40.000 servidores ativos, lotados em todas as regiões do país, que atendem presencialmente mais de quatro milhões de pessoas. Conta com cerca de 1.200 unidades de atendimento, as chamadas Agências da Previdência Social (APS), presentes em todos os Estados da Federação. Trata-se de um mecanismo democrático, que ajuda a minimizar as desigualdades sociais. A renda transferida pela Previdência é utilizada para assegurar o sustento do trabalhador e de sua família quando ele perde a capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou idade avançada. O INSS é uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira. É nesse contexto e procurando preservar a integridade da qualidade do atendimento a essa clientela que o instituto vem buscando alternativas de melhoria contínua, com programas de modernização e excelência operacional, ressaltando a maximização e otimização de resultados e de ferramentas que fundamentem o processo de atendimento ideal aos anseios da sociedade em geral.
O INSS tem a seguinte estrutura organizacional: órgãos de assistência direta e imediata ao presidente (Gabinete; Assessoria de Comunicação Social; Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica; Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação; e Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Instituto Nacional do Seguro Social), órgãos seccionais (Procuradoria Federal Especializada; Auditoria-Geral; Corregedoria-Geral; Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística; e Diretoria de Gestão de Pessoas), órgãos específicos singulares (Diretoria de Benefícios; Diretoria de Saúde do Trabalhador; e Diretoria de Atendimento) e unidades descentralizadas: (Superintendências-Regionais; Gerências-Executivas; Agências da Previdência Social; Procuradorias-Regionais; Procuradorias-Seccionais; Auditorias-Regionais; e Corregedorias-Regionais).