Concurso do INSS: governo autoriza nomeação de 1.000 aprovados

Com oferta de vagas em todo o Brasil, concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para carreira de técnico foi disputado por mais de 1 milhão de candidatos

Samuel Peressin   Publicado em 12/06/2023, às 11h08 - Atualizado às 11h23

Pedro França/Agência Senado

O governo federal autorizou a nomeação de 1.000 candidatos aprovados no concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para técnico do seguro social em todo o Brasil.

Assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a portaria que libera as contratações foi publicada na edição desta segunda-feira (12) do Diário Oficial da União.

Começando a semana com portaria minha no DO autorizando a nomeação de 1.000 técnicos de Seguro Social no INSS ✍🏽 Sob orientação do presidente @lulaoficial, vamos continuar reconstruindo a capacidade do governo de prestar serviços à população 🇧🇷https://t.co/AP3AktJuKN

— Esther Dweck (@edweck_rj) June 12, 2023

O processo seletivo teve mais de 1 milhão de inscritos disputando 1.000 vagas para preenchimento imediato. As inscrições ficaram abertas entre 16 de setembro e 4 de outubro de 2022.

Válida pela primeira etapa da seleção, a prova objetiva ocorreu em 27 de novembro do ano passado — no caso da Gerência Executiva de Guarulhos (SP), o exame precisou ser remarcado para 11 de dezembro.

A segunda e última fase do certame consistiu em curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, realizado entre março e abril deste ano, com até 180 horas de atividades presenciais. O resultado final foi divulgado em 4 de maio.

Ofertas do concurso do INSS

No total, 1.023.494 candidatos de todo o Brasil concorreram a 1.000 vagas imediatas para técnico do seguro social — houve também formação de cadastro reserva para 2.373 postos.

Opção para quem possui ensino médio, a carreira tem salário que pode chegar a R$ 5.905,79, já inclusas gratificações e auxílio-alimentação. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.

As oportunidades estão distribuídas por 97 Gerências Executivas do INSS. Os contratados poderão ser lotados em quaisquer agências do órgão pertencentes à regional escolhida no momento da inscrição.

O estado do Rio de Janeiro concentra a maioria das ofertas, com 191 postos. Em segundo lugar aparece São Paulo (138 vagas), seguido por Minas Gerais (122). Confira, a seguir, a divisão completa (por ordem alfabética):

O certame foi organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar a banca pelo telefone 0800 722 1125, além do e-mail inss@cebraspe.org.br.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do INSS

INSS
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores

Sobre INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal com sede em Brasília (DF), vinculada ao Ministério da Previdência e do Trabalho, tem por finalidade promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social. O INSS é responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto em lei. Compete ao INSS a operacionalização do reconhecimento dos direitos da clientela do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que atualmente abrange mais de 40 milhões de contribuintes.

O INSS possui em seu quadro administrativo quase 40.000 servidores ativos, lotados em todas as regiões do país, que atendem presencialmente mais de quatro milhões de pessoas. Conta com cerca de 1.200 unidades de atendimento, as chamadas Agências da Previdência Social (APS), presentes em todos os Estados da Federação. Trata-se de um mecanismo democrático, que ajuda a minimizar as desigualdades sociais. A renda transferida pela Previdência é utilizada para assegurar o sustento do trabalhador e de sua família quando ele perde a capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou idade avançada. O INSS é uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira. É nesse contexto e procurando preservar a integridade da qualidade do atendimento a essa clientela que o instituto vem buscando alternativas de melhoria contínua, com programas de modernização e excelência operacional, ressaltando a maximização e otimização de resultados e de ferramentas que fundamentem o processo de atendimento ideal aos anseios da sociedade em geral.

O INSS tem a seguinte estrutura organizacional: órgãos de assistência direta e imediata ao presidente (Gabinete; Assessoria de Comunicação Social; Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica; Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação; e Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Instituto Nacional do Seguro Social), órgãos seccionais (Procuradoria Federal Especializada; Auditoria-Geral; Corregedoria-Geral; Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística; e Diretoria de Gestão de Pessoas), órgãos específicos singulares (Diretoria de Benefícios; Diretoria de Saúde do Trabalhador; e Diretoria de Atendimento) e unidades descentralizadas: (Superintendências-Regionais; Gerências-Executivas; Agências da Previdência Social; Procuradorias-Regionais; Procuradorias-Seccionais; Auditorias-Regionais; e Corregedorias-Regionais).

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer