Um novo concurso IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) deve ter o edital publicado , no mais tardar, até janeiro
Fernando Cezar Alves Publicado em 18/07/2023, às 13h34
O novo concurso IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) já está autorizado e contará com uma oferta de 80 vagas. A seleção foi anunciada nesta terça-feira, 18 de julho, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, dentro de um pacote de 2.480 vagas, em diversos órgãos.
Os cargos que serão contemplados pelo IPEA devem ser confirmados a qualquer momento, por meio da portaria autorizativa que será publicada no diário oficial da União. Com a liberação do documento, o instituto contará com um prazo de seis meses para a publicação do edital, que deve ocorrer, no mais tardar, até janeiro.
Na ocasião, das 200 vagas solicitadas, 100 foram para preenchimento imediato e 100 para formar cadastro reserva de pessoal para o cargo de técnico de planejamento e pesquisa, com previsão de edital em 2024 e nomeação dos aprovados em 2025. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 20.924,79. Além disso, os aprovados também contarão com auxílio-alimentação de R$ 658.
A distribuição das 100 vagas imediatas foram por três áreas de atuação:
O último concurso IPEA ocorreu em 2008, quando foram oferecidas 80 vagas para preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal, para cargos de nível superior. A banca organizadora foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
As oportunidades foram para os seguintes cargos, com respectivas remunerações:
A seleção foi composta de cinco etapas:
A prova objetiva contou com 120 questões, da seguinte forma: