Concurso Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) está previsto para cargos de níveis médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 26/06/2024, às 11h26
Um novo concurso Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pode ser realizado em breve. Acontece que a autarquia confirmou o envio de um novo pedido de aval ao Ministério da Cultura e ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos para o preenchimento de 185 vagas, sendo 127 para quem possui ensino médio e 58 para nível superior. O envio ocorreu dentro do prazo estipulado em 31 de maio, para que as contratações possam ser consideradas no orçamento federal de 2025.
No caso de ensino médio, todas as 127 vagas solicitadas pelo Iphan são para o cargo de auxiliar institucional I.
Para nível superior, a distribuição é a seguinte:
Em 2021 foi divulgado o planejamento estratégico do instituto, que previa a realização de novos concursos públicos até 2024.
De acordo com o anexo II da portaria 23, de 17 de maio de 2021, entre os objetivos estratégicos do Iphan no período 2021/2024 está "Preencher por concurso 20% ao ano em todos os anos do planejamento estratégico 2021-2024"
Porém, na ocasião, o documento divulgado no diário oficial da União não indicava quais cargos poderão ser oferecidos nas próximas seleções.
O último concurso Iphan ocorreu em 2018, quando oferecidas 411 vagas, distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
A distribuição de vagas foi a seguinte:
Para auxiliar foi exigido ensino médio completo, enquanto as demais carreiras cobraram formação superior.
As oportunidades foram para a sede do órgão, em Brasília, e superintendências e escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo foram 18 vagas.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores