Itatiba/SP divulga 20 postos de guarda municipal

As inscrições começam amanhã (2). A remuneração é de R$ 1.482,01 + 40% de Regime Especial de Trabalho Policial, totalizando R$ 2.074,8. Provas marcadas para o dia 1° de junho

Carolina Pera   Publicado em 01/04/2014, às 14h05

Estão disponíveis 20 vagas de guarda municipal na Prefeitura de Itatiba/SP, distante 85,6 km da capital. Os interessados deverão participar do concurso público que abrirá as inscrições amanhã (2).

Para concorrer é necessário ter ensino médio completo; entre 18 e 35 anos; estatura mínima de 1,60m para mulheres e 1,70m para homens; e Carteira Nacional de Habilitação AB.

A escala é de 12x36 ou 44 horas semanais, podendo haver jornada aos sábados, domingos e feriados.

A remuneração oferecida é R$ 1.482,01 + 40% de Regime Especial de Trabalho Policial, totalizando R$ 2.074,81.

A participação deverá ser garantida até as 20h de 30 de abril, por meio do site www.zambini.org.br. A taxa a ser paga é de R$ 42,90.

A seleção se dará por meio de provas objetivas contendo questões de língua portuguesa (10), matemática (10) e conhecimentos específicos (10), que estão marcadas para o dia 1° de junho; redação; aferição da altura; teste de aptidão física, avaliação prática de direção veicular; e teste psicológico.

Funções – Dentre as atribuições da carreira estão as de executar a vigilância dos próprios públicos municipais (bens, serviços, patrimônio e instalações) e suas áreas adjacentes. Executar policiamento preventivo em caráter supletivo, fiscalizando a utilização dos logradouros públicos. Orientar aos munícipes e visitantes quanto à utilização dos bens e serviços da municipalidade. Tomar as medidas necessárias com finalidade de evitar a prática de crimes e contravenções em ou contra os próprios públicos municipais. Atender a população quando em serviço, prestando-lhe o auxílio imediato, no que lhe for solicitado, dentro de sua área de atuação, ou seja, segurança, ou a encaminhamento a outras áreas, quando esta não for a competente.

Sobre Prefeitura Itatiba

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.