Concurso já havia contado com aplicação de provas, que foram canceladas. Oportunidades são para níveis fundamental, médio e superior. Até R$ 5,4 mil. Início das inscrições será imediato
Fernando Cezar Alves Publicado em 11/11/2016, às 10h22
A Câmara Municipal de Louveira, na região metropolitana de São Paulo, a 72 km da capital, divulgará o edital de abertura de seu novo concurso público nesta segunda-feira, dia 14, quando também será iniciado o recebimento das inscrições. As provas do concurso, quejá havia sido aplicadas, foram canceladas em maio, por suspeita de fraude no ato da aplicação. O atendimento será feito pela internet, na página da nova empresa responsável pelo certame, a Suporte Gestão e Recursos Humanos Ltda, que é www.suporterh.net.
Inicialmente, o exame foi cancelado devido a diversas reclamações por parte dos participantes, que alegavam que listagem de candidatos possuía nomes repetidos, com números de identidade diferentes, além de outros que não constavam nas listas. Além disso, muitos participantes reclamaram do fato de não haver recolha de celulares no momento de aplicação, o que facilitaria a realização de fraude no exame.
A oferta deve ser de 16 vagas, sendo duas para quem possui ensino fundamental incompleto, uma para fundamental completo, 12 para ensino médio e uma para nível superior, com iniciais de até R$ 5.537.
Para ensino fundamental incompleto, a oferta foi de duas vagas, sendo uma para jardineiro e uma para copeira, ambas com inicial de R$ 1.435.
Para fundamental completo, uma vaga de zelador, com inicial de R$ 2.258.
No caso de ensino médio, as opções foram para auxiliar administrativo (4), auxiliar de plenário (1), recepcionista/telefonista (1), oficial legislativo de transporte (2), almoxarife (1) e técnico legislativo (1), além de técnico de informática (1), com exigência de formação técnica. Os iniciais variaram de R$ 2.000 a R$ 4.454.
Por fim, para nível superior, a oferta foi de uma vaga para procurador jurídico, com inicial de R$ 5.537 e exigência de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e experiência mínima de dois anos na área jurídica.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.