Marinha: concurso oferece 90 vagas para técnicos

Concurso da Marinha preencherá postos em 14 especialidades no Corpo Auxiliar de Praças. Inscrições serão recebidas entre 1º e 31 de agosto

Samuel Peressin   Publicado em 10/07/2017, às 11h41

A Marinha recebe entre 1º e 31 de agosto as inscrições para o concurso de admissão ao Curso de Formação para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças. A seleção preencherá, ao todo, 90 vagas, sendo 18 reservadas a negros.

As oportunidades são destinadas a candidatos de ambos os sexos. Os participantes devem possuir formação técnica de nível médio e idade entre 18 e 24 anos (em 1º de janeiro de 2018).

O concurso da Marinha selecionará profissionais para 14 áreas: contabilidade (9 postos), desenho de arquitetura (4), estatística (4), eletrônica (4), enfermagem (5), estruturas navais (10), gráfica (5), geodésia e cartografia (5), marcenaria (5), metalurgia (10), meteorologia (5), motores (6), processamento de dados (12) e química (6). 

Concurso Marinha: inscrições e provas


Será possível se inscrever no concurso pela internet (www.ensino.mar.mil.br) ou presencialmente em organizações da Marinha em 15 cidades, nas quais também ocorrerão as etapas seletivas.

A relação de municípios é formada por: Brasília/DF, Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Manaus/AM, Natal/RN, Olinda/PE, Porto Alegre/RS, Rio Grande/RS, Rio de Janeiro/RJ, São Luís/MA, São Paulo/SP, Salvador/BA, Santos/SP e Vila Velha/ES.

Os candidatos inscritos no concurso da Marinha serão avaliados por meio de prova objetiva de conhecimentos profissionais e redação, em data a ser definida, além de inspeção de saúde, de 26 de março a 25 de abril de 2018; teste físico, de 2 de abril a 2 de maio; e avaliação psicológica, em 25 de junho.

Realizado no Rio de Janeiro/RJ, o curso está previsto para começar em 23 de julho e terá duração de até 17 semanas. Os aprovados serão matriculados como grumete, com remuneração de R$ 989. Após a formatura, já no posto de cabo, os vencimentos sobem para R$ 2.449.

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.