Para participar é preciso ter ensino fundamental completo ou incompleto e idade até 18 anos. Os inscritos serão avaliados em três fases de provas intelectuais, de saúde e físicas
O Colégio Naval da Marinha do Brasil, sediado em Angra dos Reis (RJ), admitirá 230 alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval, também conhecido como Curso de Preparação de Aspirantes.
Para se candidatar é preciso possuir idade entre 15 e 18 anos até janeiro de 2015 e ter concluído o 9º ano do ensino fundamental, ou estar em fase de conclusão do curso.
Até 28 de julho, as inscrições poderão ser feitas no site www.ensino.mar.mil.br, mediante o pagamento de taxa de R$ 20. O valor poderá ser isentado para pessoas inseridas em família de baixa renda que também estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste caso, as solicitações serão aceitas até 28 de julho.
Provas – A avaliação dos candidatos será feita em três etapas: seleção inicial, eventos complementares e curso de formação. As duas primeiras serão realizadas nos Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia e Angra dos Reis); do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Rio Grande e Santa Maria); e nos municípios de São Paulo (SP), Brasília (DF), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Manaus (AM) e Cuiabá (MT).
A etapa inicial será composta por provas objetivas de matemática, estudos sociais, ciências e português e redação. As datas e locais serão informados posteriormente.
Nos eventos complementares estão inclusos a inspeção de saúde (de 10 de novembro a 12 de dezembro) e o teste de aptidão física com natação e corrida, marcado para o período de 24 de novembro a 18 de dezembro.
Já a última fase terá período de adaptação, verificação de documentos, avaliação psicológica e o curso de formação.
A formação – O Curso de Preparação de Aspirantes será conduzido em regime de internato e terá duração de três anos, começando no dia 10 de fevereiro de 2015.
A formação oferece ensino militar-naval, com as disciplinas de instrução militar-naval e educação física, e ensino básico em nível médio, com as matérias de matemática, português, inglês, física, história, geografia, química, biologia e informática.
Os estudantes também terão direito a alimentação, uniforme, vencimentos (o valor é de R$ 768, segundo a Lei nº 12.778) e assistências médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
APOSTILAS PARA CONCURSOS - CLIQUE AQUI.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.