Concurso Marinha: saiu edital para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP)

O novo edital do concurso Marinha reúne 40 vagas para candidatos com formação de curso técnico de nível médio. Saiba como participar

Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 17/06/2022, às 11h15 - Atualizado em 20/06/2022, às 13h00

Divulgação

Um novo edital do concurso Marinha foi publicado. Desta vez, o certame é para admissão ao curso de formação para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças (CAP). Oferta é de 40 vagas para ambos os sexos, sendo duas reservadas aos candidatos negros.

O CAP destina-se, primordialmente, a suprir a Marinha com Praças que ocupem cargos relativos às áreas de administração, de hidrografia, de informática, de saúde e de manutenção dos meios existentes, exercendo funções inerentes à carreira militar.

O curso de formação será realizado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, com início em 19 de junho de 2023.

Oportunidades são destinadas a candidatos com curso técnico de nível médio específico na área a que pretende concorrer. Confira a distribuição das vagas por especialidade a seguir:

Interessados em disputar uma das ofertas ainda devem ter idade de 18 anos completos e menos de 25 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2023, além de altura mínima de 1,54m e máxima de 2m. A remuneração do posto de terceiro sargento é de R$ 3.825.

Como se inscrever no concurso Marinha

As inscrições serão recebidas entre os dias 25 de julho e 14 de agosto de 2022, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 65, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 18 de agosto, observado o horário de funcionamento do banco.

Concurso Marinha: provas

O concurso Marinha será composto das seguintes etapas:

  1. prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. redação, de caráter eliminatório e classificatório;
  3. eventos complementares, de caráter eliminatório, constituídos de:
    1. verificação de dados biográficos;
    2. inspeção de saúde;
    3. teste de aptidão física para ingresso;
    4. verificação de documentos;
    5. avaliação psicológica;
    6. procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.

A prova escrita objetiva terá como propósito verificar a formação básica e profissional do candidato e constará de 50 questões.

Já a redação terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita e uso das normas do registro formal culto do candidato na língua portuguesa. Ela versará sobre assunto considerado de importância pela administração naval e deverá conter entre 20 e 30 linhas

As provas objetiva e de redação serão aplicadas na data prevista de 16 de outubro de 2022 nas seguintes cidades:

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Marinha.

* Confira aqui a lista de concursos federais - concursos públicos no Brasil.

CICLOS DE ESTUDO PARA CONCURSOS

concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anteriores

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.