Concurso da Marinha para oficiais: saiba quais serão as próximas etapas

Inscrições para o concurso da Marinha foram encerradas no último domingo (5). Estão em disputa mais de 400 vagas espalhadas pelos nove Distritos Navais do Brasil

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 08/12/2021, às 11h14 - Atualizado às 11h22

Divulgação

Destinado a preencher ao menos 420 vagas, o concurso da Marinha para o Serviço Militar Voluntário (SMV) de oficiais teve as inscrições encerradas no último domingo (5).

Os interessados puderam escolher entre diversas carreiras de nível superior espalhadas pelos nove Distritos Navais do país. Além do Distrito Federal, há chances para servir em 16 estados.

Os inscritos aguardam agora pelo início das etapas do processo seletivo. A primeira delas, marcada para 20 de fevereiro do ano que vem, consistirá em prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha.

De acordo com o cronograma, informações sobre locais e horários de aplicação da avaliação serão divulgadas por cada Distrito Naval até 4 de fevereiro. As páginas são as seguintes:

Na sequência da prova objetiva, o caminho até a aprovação exigirá que os participantes superem mais algumas fases, entre elas:

Saiba quais vagas estão em disputa no concurso da Marinha

Com salário inicial em torno de R$ 10 mil por mês, as vagas em disputa estão distribuídas entre os nove Distritos Navais do país. Há oportunidades para servir no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas, Amazonas e Rondônia.

Serão selecionados profissionais com formação em medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia, administração, biblioteconomia, ciências contábeis, comunicação social, direito, educação física, informática, psicologia, serviço social, química, ciências náuticas, arquitetura e urbanismo, engenharia e magistério (biologia, física, filosofia, inglês, matemática, pedagogia e relações internacionais).

De acordo com os editais, os aprovados inicialmente prestarão serviço por um ano. O vínculo poderá ser sucessivamente prorrogado por períodos de 12 meses, até atingir o limite de oito anos.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo na página do concurso da Marinha

concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso Receita Federal: processo do novo certame volta a avançar
Concurso Telebras abre inscrições para 1.181 vagas; veja como concorrer
Concurso da Marinha encerra inscrições para 420 vagas neste domingo
Concurso ICMBio abre inscrições para técnico e analista; veja como concorrer
Concurso do Ibama abre inscrições para 568 vagas em todo o Brasil; veja

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.