Destinado a preencher 30 vagas, concurso da Marinha Mercante 2019 selecionará candidatos com ensino fundamental e idade a partir de 18 anos. Prova ocorreu em 31 de março
Os participantes do concurso da Marinha Mercante 2019 para admissão ao Curso de Formação para Aquaviários Moço de Convés já podem consultar o gabarito da prova objetiva, aplicada em 31 de março.
A avaliação teve 40 questões sobre língua portuguesa e matemática. Nas próximas fases, os candidatos serão convocados para verificação de documentos e avaliação de atestados médicos, em 24 de abril, e teste de suficiência física, no dia 30 do mesmo mês.
No total, a seleção disponibiliza 30 vagas destinadas a jovens de ambos os sexos com idade mínima de 18 anos (completados até 6 de maio de 2019) e nível fundamental, de acordo com os requisitos apresentados no edital.
As inscrições foram recebidas até 1 de março, por meio do site www.ciaga.mar.mil.br. A taxa de participação custou R$ 50.
Detalhes sobre o treinamento
Destinado a formar tripulantes especializados em atividades marítimas, o curso está agendado para começar em 6 de maio e terá, na primeira fase, duração de 668 horas/aula. Os estudos ocorrem no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, capital fluminense.
Na segunda etapa, por um período mínimo de dois meses, os recrutas realizarão o Programa de Instrução no Mar (PIM), desenvolvendo atividades de operação de equipamentos, manutenção e conservação de materiais e serviços de convés.
Depois de formados, já com o certificado de aquaviário na categoria Moço de Convés (MOC), os profissionais poderão atuar em embarcações mercantes de apoio marítimo e turismo, além de rebocadores e dragas de grande porte, entre outras.
Cronograma
O calendário de atividades do concurso da Marinha Mercante 2019 tem as seguintes datas:
Conteúdo programático
Abaixo, mais detalhes sobre as disciplinas que foram abordadas na prova do concurso da Marinha Mercante 2019:
- Língua portuguesa - I. Interpretação de texto. II. Gramática aplicada ao texto: a) Substantivos (classificação, formação e flexão); b) Adjetivos (formação, pátrios e locução adjetiva); c) Verbos (flexionar nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo); d) Pronomes (pessoal, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo); e) Advérbios (locuções adverbiais); f) Artigos (definidos e indefinidos); g) Numerais (cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários); h) Preposições; i) Conjunções; e j) Interjeições. III. Pontuação: Empregar os sinais de pontuação. IV. Normas de ortografia: a) Representação (palavras com diferentes dificuldades na escrita); e b) Acentuação gráfica (oxítonas paroxítonas e proparoxítonas). V. As relações de concordância: a) Concordância nominal; e b) Concordância verbal. VI. Termos essenciais da oração: a) Sujeito; e b) Predicado. VII. Termos integrantes da oração: a) Complementos verbais (objetos direto e indireto); e b) Complemento nominal. VIII. Termos acessórios da oração: a) Adjunto adnominal; b) Adjunto adverbial; e c) Aposto.
- Matemática - I. Conjuntos: a) Relação de pertinência; b) Subconjuntos; c) União e interseção de conjuntos; e d) Operação com conjuntos. II. Escala de medidas de temperatura: - Conversões de graus Celsius para os demais. III. Números Naturais: a) Ler e escrever, corretamente, os números naturais; b) Efetuar as quatros operações com números naturais; c) Resolver problemas ligados à vida prática que envolvam as quatro operações com números naturais; d) Máximo Divisor Comum (MDC); e e) Mínimo Divisor Comum (MDC). IV. Números Decimais: a) Ler e escrever, corretamente, os números decimais; b) Efetuar as quatro operações com números decimais; e c) Resolver problemas ligados à vida prática, com números decimais. V. Números negativos ou positivos: a) Adição e subtração; e b) Resolver problemas ligados à vida prática. VI. Frações: ba) Escrever frações, representadas por gráficos de onde possam ser deduzidos o numerador e o denominador; b) Efetuar as quatro operações com frações; c) Identificar fração própria e imprópria; d) Transformar fração em decimal e vice-versa; e) Reduzir frações ao mesmo denominador comum; e f) Resolver problemas com dados fracionários. VII. Transformação de Unidades de Medida: a) Tempo; b) Comprimento; c) Superfície; d) Volume; e) Massa; e f) Resolver problemas ligados à vida prática, utilizando as unidades de medida supracitadas. VIII. Geometria: a) Polígonos; b) Triângulos, retângulo e quadrado; e c) Cálculo de área das figuras planas (retângulo quadrado e triângulo). IX. Potenciação e Radiciação: a) Potência com expoente inteiro; b) Raízes; c) Radical aritmético; d) Adição e subtração de radicais; e X. Equação de 1º e 2º grau: a) Resolver problemas com o uso de letras, para achar o número desconhecido; eb) Regra de três simples (resolver problemas ligado à vida prática). XI. Porcentagem: a) Calcular porcentagem; e b) Resolver problemas ligados à vida prática.