Concurso Marinha Mercante abre inscrições para oficiais; veja os detalhes

O concurso Marinha Mercante é destinado a jovens que concluíram o nível médio e têm idade entre 17 e 23 anos. O Curso de Formação ocorrerá no município do Rio de Janeiro e em Belém

Giorgia Parise   Publicado em 01/06/2021, às 07h25 - Atualizado às 07h34

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o novo concurso Marinha Mercante com 263 vagas para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm/ 2022). Podem participar candidatos de ambos os sexos com ensino médio completo e idade entre 17 e 23 anos, além de não ter filhos ou dependentes.

Confira a distribuição das vagas

Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro – RJ: (144 vagas).

Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém – PA: (119).

Como se inscrever

As inscrições estarão abertas a partir de hoje (1) até o dia 15 de junho. As informações e link estão no site: https://www.marinha.mil.br/ciaga/. A taxa será de R$65.

Concurso Marinha Mercante: etapas

Na primeira fase, os candidatos farão prova escrita prevista para os dias 14 e 15 de agosto. As demais etapas incluem:

A matrícula e o início do curso estão marcados para 21 de janeiro. Outras informações serão divulgadas no site www.marinha.mil.br/ciaga.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Marinha Mercante. 

concursos concursos publicos concursos 2023

Leia também

Concurso Marinha: publicado edital para oficiais; veja detalhes
Concurso Aeronáutica define nova data de prova para sargento; confira
Concurso Exército reabrirá inscrições para 1.100 vagas; veja datas
Concurso Marinha abre inscrição para 750 vagas de aprendizes; confira os detalhes
Concurso Aeronáutica encerra hoje (23) inscrição para 130 vagas de cadetes do ar

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.