Concurso Marinha Mercante: último dia de inscrições para vagas de nível médio

Destinado a preencher 100 postos, concurso Marinha Mercante oferece oportunidades para estudar no Ciaga, instalado no Rio de Janeiro, e no Ciaba, localizado em Belém. Provas da primeira fase estão agendadas para agosto

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 15/06/2020, às 11h47 - Atualizado em 30/06/2020, às 09h10

Divulgação

Encerra-se nesta terça-feira (30) o período de inscrições do concurso Marinha Mercante com 100 vagas para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm).

Podem participar do processo seletivo candidatos de ambos os sexos com ensino médio completo e idade entre 17 e 23 anos (em 1º de janeiro de 2021). Além disso, os concorrentes devem ser solteiros e não possuir filhos ou dependentes.

O edital oferece 55 postos para estudar no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro/RJ, e 45 no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém/PA.

Os interessados podem se inscrever somente pela internet, mediante o preenchimento de formulário de cadastro disponível no site https://www.marinha.mil.br/ciaga/. O valor da taxa é de R$ 65.

Concurso Marinha Mercante: etapas

Na primeira fase, os candidatos farão prova escrita com 80 questões sobre português, inglês, matemática e física, além de uma redação. A avaliação está agendada para 29 e 30 de agosto. As demais etapas incluem:

Concurso Marinha Mercante: situação após a incorporação

A matrícula e o início do curso estão marcados para 25 de janeiro. Os recrutas terão direito a alojamento, alimentação e assistências médica-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remuneração de R$ 1.334.

A Marinha Mercante oferece aos estudantes opções de cursos em duas áreas: náutica ou máquinas. Na primeira, os alunos aprendem sobre manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo. Já o segundo ramo prepara os profissionais para condução e manutenção das instalações de máquinas de navios.

A formação acadêmica – seis semestres letivos, em regime de internato – é seguida por um período de estágio realizado a bordo de embarcações mercantes – com duração mínima de 12 meses.

Depois de formados, os militares recebem diploma de bacharelado em ciências náuticas e passam a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de segundo tenente.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Marinha Mercante

concursos abertos concursos 2023 provas anteriores

Leia também

Concurso Marinha define novas datas de provas para o Colégio Naval
Concurso Marinha: inscrições para a Escola Naval vão só até domingo (7)
Concurso Marinha registra 8,2 mil inscritos para o Colégio Naval
Concurso Marinha para fuzileiro é temporariamente suspenso
Concurso Marinha: último dia de inscrições para 40 vagas de músico

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.