Prazo de inscrições para o concurso da Marinha vai de 3 a 28 de abril, com taxa de R$ 44. Aprovados farão curso por 18 semanas e depois de formados receberão R$ 3,5 mil
Samuel Peressin Publicado em 23/03/2017, às 15h20
A Marinha recebe entre 3 e 28 de abril as inscrições para o concurso de admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais. A seleção preencherá 36 vagas, sendo seis reservadas a negros.
As chances são destinadas a candidatos de ambos os sexos com idade entre 18 e 24 anos (em 1º de janeiro de 2018), altura mínima de 1,54 m e máxima de 2,00 m e ensino médio completo.
Conforme estabelece o edital do concurso da Marinha, os postos estão distribuídos entre os seguintes naipes: cantor tenor (1 posto), cantora soprano (1), clarinete em sib (7), saxofone alto em mib (2), saxofone tenor em sib (2), saxofone barítono em mib (1), trompete em sib (6), trompa em fá (2), trobone tenor em dó (4), euphonium em sib (3), tuba em sib (3) e percussão - bateria completa (4).
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.