Marinha publica edital de concurso com 36 vagas

Oportunidades no concurso da Marinha são para ingresso no curso de formação de sargentos músicos. Inscrições serão recebidas entre 2 e 30 de abril

Patricia Lavezzo   Publicado em 22/03/2018, às 12h01

A Marinha divulgou o edital de concurso público para ingresso no curso de formação de sargentos músicos do corpo de fuzileiros navais. Oportunidade é de 36 vagas, de ambos os sexos, para atuação em âmbito nacional. 

Ofertas estão distribuídas de acordo com os seguintes naipes: clarinete em sib (3 vagas), saxofone alto em mib (5), saxofone tenor em sib (4), trompete em sib (6), trompa em fá (2), trombone tenor em dó (4), euphonium em dó/bombardino (2), tuba em si/mib (3), percussão - bateria completa (5), baixo acústico (1) e harpa (1). 

Interessados devem ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio ou curso equivalente, possuir idade entre 18 e 24 anos até 1º de janeiro de 2019 e ter altura mínima 1,54m e máxima de 2,00m (ambos os sexos). A remuneração inicial do terceiro-sargento é de R$ 3.584. 

As inscrições do concurso da Marinha para sargentos músicos serão recebidas entre os dias 2 e 30 de abril. A ficha cadastral estará disponível no site www.marinha.mil.br/cgcfn. O valor da taxa de participação é de R$ 60 e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 2 de maio, observado o horário de funcionamento da rede bancária. 

Provas do concurso da Marinha 2018

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será o exame de escolaridade (eliminatório e classificatório), que será constituído de duas provas: específica de música e de expressão escrita, com duração de três horas. 

A prova específica de música conterá 25 questões do tipo múltipla escolha; já a expressão escrita será constituída de uma redação dissertativa que deverá conter entre 20 e 30 linhas e o tema versará sobre assunto de importância nacional ou fato atual, na qual serão avaliados: coerência e clareza de ideias, correção gramatical, sintaxe, ortografia e fidelidade ao tema proposto. 

O exame de escolaridade será aplicado na cidade indicada pelo candidato no ato da inscrição no dia 30 de junho, em locais e horários a serem divulgados em momento oportuno. 

O concurso da Marinha para sargentos músicos ainda contará com as seguintes etapas: prova prática de música; verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de suficiência física; exame psicológico e verificação de documentos.

O curso de formação

Em 2019, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro/RJ, será aplicado o curso de formação de sargentos músicos. Com duração de aproximadamente 18 semanas, o curso será conduzido de acordo com currículo aprovado pela diretoria de ensino da Marinha e normas específicas em vigor no corpo de fuzileiros navais, em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

Durante o curso serão proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, além de remuneração atinente à graduação como ajuda de custo para despesas pessoais.

Após a conclusão, a praça especial será nomeada terceiro-sargento, ingressará no corpo de praças de fuzileiros navais e assumirá compromisso inicial de dois anos no serviço ativo da Marinha.

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.