Oportunidades no concurso do METRÔ SP 2018 foram disputadas por mais de 24 mil candidatos. Prova foi realizada em 8 de abril
Samuel Peressin Publicado em 25/05/2018, às 14h23
A Fundação Carlos Chagas divulgou nesta sexta-feira (25) o resultado final do concurso do Metrô/SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) para oito vagas de oficial de logística e almoxarifado. A classificação pode ser conferida aqui.
O processo seletivo registrou, ao todo, 24.586 participantes, de acordo com números da banca. A concorrência média foi de 3.073 candidatos por emprego.
Com salário inicial de R$ 3.113, a carreira pôde ser disputada por profissionais com ensino médio e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B" ou superior.
Além da remuneração, os contratados terão como benefícios: auxílios refeição e alimentação, bilhete de serviço, plano de saúde, previdência suplementar e seguro de vida em grupo - os três últimos são opcionais.
As inscrições para o concurso do Metrô/SP 2018 foram recebidas até 12 de março, pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). A taxa custou R$ 65.
Os participantes realizaram, em 8 de abril, prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha sobre português, informática, matemática/raciocínio lógico e conhecimentos específicos.
Conforme prevê o edital, o concurso do Metrô/SP terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério da empresa.
Receber, conferir, embalar e armazenar materiais, equipamentos, ferramentas, EPI, uniformes, por meio das notas fiscais emitidas, recebidas e procedimentos vigentes da área de armazenamento, mantendo a organização, disponibilidade e controle dos estoques. Atender as solicitações de materiais em balcão ou no local indicado, devidamente embalados, conforme documentos recebidos eletronicamente e/ou emitidos manualmente. Participar dos processos de controle da logística, por meio do preenchimento, manuseio e conferência de documentos de controle e/ou software específico. Verificar as condições básicas de materiais, ferramentas, equipamentos e estruturas de armazenagem, garantindo a limpeza, segregando ferramentas e materiais sem condições de uso. Movimentar, transportar, entregar, carregar e descarregar materiais e equipamentos, operar veículos (comerciais, utilitários e especiais) e utilizar equipamentos específicos, como balanças, elevadores, plataformas, paleteiras, empilhadeiras e pontes rolantes, para atender as solicitações de logística, em acordo com os procedimentos da área. Participar da rotina de fragmentação de materiais, recebendo os volumes, conferindo relatórios e efetuando a fragmentação e armazenagem, em acordo com os procedimentos da área. Acompanhar visitas e retiradas dos materiais (sucatas) firmados em leilões públicos elaborados pelo Metrô.
Português – Ortografia oficial. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Conjunção. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Flexão nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação: confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Intelecção de texto.
APOSTILA CONCURSO METRÔ/SP 2018 - OFICIAL LOGÍSTICA - ALMOXARIFADO I
Matemática e raciocínio lógico – Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Raciocínio lógico-matemático: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
Informática – Conceitos fundamentais de internet, intranet e redes de computadores. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório Microsoft Office 2010 e 2013. Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7. Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação (Google Chrome, Firefox e InternetExplorer) e correio eletrônico (Webmail e Microsoft Outlook 2010 e 2013). Noções básicas de segurança da informação e proteção: vírus, worms e outros tipos de malware.
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA 2018
Conhecimentos específicos – Gestão de Materiais: controle físico de materiais: recebimento, preservação, embalagem, guarda e armazenagem, movimentação e expedição de materiais. Metrologia: conceito, objetivos e uso de instrumentos de medição. Controle de medidas (paquímetro, trena e balanças); Conversão de medidas; Operação de equipamentos de movimentação e armazenagem; Noções básicas de segurança; Normas de segurança.
O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.
A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.
A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.
Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.
_________
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.
Atualmente, o Metrô SP possui 6 linhas em operação. Ao todo, são 96 km de extensão e 85 estações. Em 2017 foram transportados 1,3 bilhão de passageiros no sistema.
O sistema está integrado à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.
Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 5 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.