Sem novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo), servidores discutem possibilidade de greve nesta terça, dia 17
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 17/05/2022, às 10h43 - Atualizado às 14h13
Mesmo ainda sem previsão de um novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo), a contratação de novos servidores é uma das pautas dos servidores, em assembleia que será realizada nesta, das 18 às 21 horas desta terça-feira, 17 de maio, para discutir a possibilidade de greve da categoria a partir desta quarta, dia 18. A paralisação foi aprovada no último dia 12 pelo Sindicato dos Metroviários e Metroviárias.
Além de reajustes salariais, uma das principais reivindicações da categoria é a contratação de mais servidores, por meio da realização de concurso público. Além disso, reivindicam isonomia salarial, para metroviários que exercem o mesmo cargo tenham o mesmo piso e o mesmo teto salarial.
Com demandas negadas pela companhia, o movimento publicou uma carta aberta à população e cobrou reunião com o governador Rodrigo Garica (Democratas). "Metroviários e metroviárias lutam em defesa do metrô público e estatal, por concurso público para contratação de funcionários em todas as áreas da empresa e salário igual para trabalho igual. São muitos os casos de funcionários que exercem a mesma função mas recebem salários diferenciados", diz o texto da carta aberta.
Caso a greve seja efetivamente mantida, deve atingir as seguintes linhas:
O último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas 50 vagas para cargos de nível superior, com iniciais de R$ 5.377,59 a R$ 8.966,15, com jornadas de 20 a 40 horas semanais. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Os cargos oferecidos na ocasião foram os seguintes:
O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.
A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.
A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.
Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.
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A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.
Atualmente, o Metrô SP possui 6 linhas em operação. Ao todo, são 96 km de extensão e 85 estações. Em 2017 foram transportados 1,3 bilhão de passageiros no sistema.
O sistema está integrado à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.
Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 5 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.