Concurso Metrô SP: com assembleia de greve nesta terça (17), servidores cobram novas contratações

Sem novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo), servidores discutem possibilidade de greve nesta terça, dia 17

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 17/05/2022, às 10h43 - Atualizado às 14h13

Concurso Metrô SP: trem do Metrô SP: Divulgação

Mesmo ainda sem previsão de um novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo), a contratação de novos servidores é uma das pautas dos servidores, em assembleia que será realizada nesta, das 18 às 21 horas desta terça-feira, 17 de maio, para discutir a possibilidade de greve da categoria a partir desta quarta, dia 18. A paralisação foi aprovada no último dia 12 pelo Sindicato dos Metroviários e Metroviárias.

Além de reajustes salariais, uma das principais reivindicações da categoria é a contratação de mais servidores, por meio da realização de concurso público. Além disso, reivindicam isonomia salarial, para metroviários que exercem o mesmo cargo tenham o mesmo piso e o mesmo teto salarial.

Com demandas negadas pela companhia, o movimento publicou uma carta aberta à população e cobrou reunião com o governador Rodrigo Garica (Democratas). "Metroviários e metroviárias lutam em defesa do metrô público e estatal, por concurso público para contratação de funcionários em todas as áreas da empresa e salário igual para trabalho igual. São muitos os casos de funcionários que exercem a mesma função mas recebem salários diferenciados", diz o texto da carta aberta.

Caso a greve seja efetivamente mantida, deve atingir as seguintes linhas:

Concurso Metrô SP: saiba como foi a última seleção

O último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas 50 vagas para cargos de nível superior, com iniciais de R$ 5.377,59 a R$ 8.966,15, com jornadas de 20 a 40 horas semanais. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Os cargos oferecidos na ocasião foram os seguintes:

concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre Metrô São Paulo - Companhia do Metropolitano de São Paulo

O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.

A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.

A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer

Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.

_________

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.

Atualmente, o Metrô SP possui 6 linhas em operação. Ao todo, são 96 km de extensão e 85 estações. Em 2017 foram transportados 1,3 bilhão de passageiros no sistema.

O sistema está integrado à CPTM  nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 5 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.