Pedido de autorização do novo concurso Ministério da Fazenda é para os cargos de analista e assistente, de níveis médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 26/04/2023, às 13h23 - Atualizado às 14h34
Um novo concurso Ministério da Fazenda poderá ser realizado, em breve, para o preenchimento de 160 vagas para cargos de ensino médio e nível superior. Acontece que um novo pedido de autorização foi encaminhado pelo presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), Carlos Higino de Alencar, para a secretaria executiva da pasta.
Desta forma, a expectativa é de que a solicitação da Fazenda seja encaminhada, em breve, para o Ministério de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos. O envio deve ser feito, no mais tardar, até o dia 31 de maio, prazo limite para que eventuais contratações possam ser consideradas no orçamento federal de 2024.
Do total de vagas solicitado para o Ministério, 60 são para o cargo de assistente técnico administrativo, com exigência de ensino médio.
As outras 100 oportunidades são para a carreira de analista técnico administrativo, com necessidade de nível superior em qualquer área.
O último concurso Ministério da Fazenda para a carreira ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 1.026 vagas para o cargo de assistente técnico administrativo. A banca organizadora, na ocasião, foi a Esaf.
A prova objetiva foi composta de 70 questões, da seguinte forma:
Em conhecimentos básicos, a distribuição foi a seguinte:
Em conhecimentos específicos:
O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.