Concurso Ministério do Turismo está em pauta para preenchimento de vagas em diversos cargos de nível superior
Cresce a expectativa pela realização do novo concurso Ministério do Turismo. A pasta confirmou o envio, no último dia 1 de março, de um documento reforçando o pedido de autorização ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos. O documento reforça um pedido anterior, encaminhado no segundo semestre de 2023.
De acordo com o novo documento enviado pelo Ministério, o pedido cobra o fortalecimento do quadro de pessoal, em decorrência de uma "grave crise de pessoal pela qual a pasta vem passando".
Em 2023, o Ministério havia pedido aval para o preenchimento de 50 oportunidades, para cargos de nível superior. Embora a istribuição de vagas por cargos não tenha sido divulgada, a pasta confirmou quais cargos foram solicitados:
- administrador
- analista técnico administrativo
- contador
- estatístico
- economista
Concurso Ministério do Turismo: veja as atribuições de alguns cargos
- Analista: planejar, supervisionar, coordenar, controlar, acompanhar e executar atividades técnicas e especializadas, de nível superior, necessárias ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ministério do Turismo, bem como à implementação de processos e à realização de estudos e pesquisas na sua área de atuação, ressalvadas as atividades privativas de carreiras específicas.
- Contador: realizar atividades de execução qualificada, de trabalhos relativos à administração financeira e patrimonial, bem como à contabilidade e auditoria, compreendendo análise, registro e perícia contábeis, elaboração de balancetes, balanços e demonstrações contábeis com relação ao funcionamento da Administração Pública Federal.
- Estatístico: executar atividades qualificadas, sob supervisão de trabalhos relativos à implementação de processos e à realização de estudos e pesquisas na sua área de atuação, ressalvadas as atividades privativas de carreiras específicas.
Saiba como foi a última seleção
O último concurso Ministério do Turismo ocorreu há dez anos, em 2013, quando foram oferecidas 52 vagas, também para cargos de nível superior, que também fazem parte do novo pedido. A banca organizadora, na ocasião, foi a Esaf.
A distribuição de vagas por cargos foi a seguinte:
- analista técnico-administrativo - 37 vagas
- contador - 3 vagas
- engenheiro - 10 vagas
- estatístico - 2 vagas
concursos
concursos federais
concursos 2024
provas anteriores