A realização de novo concurso MMA (Ministério do Meio Ambiente) foi confirmada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva
Fernando Cezar Alves Publicado em 12/04/2023, às 09h03 - Atualizado às 14h18
A autorização do novo concurso MMA (Ministério do Meio Ambiente) está prevista para ser publicada já no decorrer dos próximos dias. A confirmação foi feita pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante entrevista para a CNN Brasil, na última terça-feira, 11 de abril. "Já conseguimos, junto ao Ministério da Gestão, o concurso para o Ibama, para o ICMBio e para o Ministério do Meio Ambiente", disse a ministra. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
A nova seleção MMA, bem como as seleções Ibama e ICMBio, faz parte de um primeiro pacote de concursos do governo federal anunciado pela ministra da gestão, Esther Dweck.
Embora a oferta de vagas ainda não tenha sido confirmada, o MMA conta com um pedido de autorização encaminhado em 2022 para o preenchimento de 216 vagas, para cargos de ensino médio e nível superior.
No caso de ensino médio, a solicitação é para 118 postos de agente administrativo, com remuneração inicial de R$ 2.222,94.
Para nível superior, a expectativa é de 98 oportunidades para analista ambiental, com inicial de R$ 4.720,84.
Para agente, o último concurso MMA ocorreu em 2009, quando foram oferecidas 248 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
A prova objetiva contou com 120 questões, da seguinte forma:
Em conhecimentos básicos foram cobrados temas sobre as seguintes disciplinas:
Em conhecimentos específicos:
Para os analistas, o último concurso ocorreu em 2010, quando foram oferecidas 200 vagas.
Neste caso, a seleção contou duas etapas:
A parte objetiva contou com 120 questões, com temas variando de acordo com a área de atuação.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores