Concurso MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) contará com 98 oportunidades de analista ambiental, de nível superior e R$ 9,7 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 04/10/2023, às 13h11
O edital do novo concurso MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) deverá ser publicado, efetivamente, até o dia 2 de novembro. Acontece que o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos negou um pedido encaminhado pela ministra Marina Silva, solicitando prorrogação do prazo para o início da seleção. O certame já conta com banca organizadora preliminarmente definida. A escolhida é o Cebraspe. No entanto, o nome da empresa ainda deve ser oficialmente confirmado, por meio de publicação no diário oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias. A seleção está autorizada desde 2 de maio, quando foi definido um prazo de seis meses para a publicação do edital de abertura de inscrições.
Após a publicação oficial do nome da banca, o próximo passo é a assinatura do contrato. Somente após este processo poderá ser confirmada a data precisa de publicação do edital de abertura de inscrições, o que deve ocorrer em breve.
Ao todo, o MMA oferecerá 98 vagas para o cargo de analista ambiental, carreira com exigência de nível superior, com remuneração inicial de R$ 9.735,70, para quem possui apenas graduação.
Além da remuneração inicial ser considerada bastante atraente, o futuro servidor ainda pode contar com complementos, de acordo com a formação do servidor, da seguinte forma:
A ministra Marina Silva já antecipou que o concurso deve contar com aplicação das provas em todas as capitais e no Distrito Federal.
Para os analistas, o último concurso MMA ocorreu em 2010, quando foram oferecidas 200 vagas.
Neste caso, a seleção contou duas etapas:
A parte objetiva contou com 120 questões, com temas variando de acordo com a área de atuação.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores