Concurso MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) contará com 98 oportunidades de analista ambiental, de nível superior e R$ 9,7 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 06/05/2023, às 09h10 - Atualizado em 08/05/2023, às 14h09
A publicação do edital do novo concurso MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), autorizado no último dia 2 de maio, pode ocorrer já em agosto. A autorização indica um prazo de seis meses para início da seleção, ou seja, até 2 de novembro. No entanto, o governo publicou uma tabela de projeção de nomeações em seus concursos em andamento e autorizados. De acordo com o documento, a nomeação dos analistas do MMA está prevista para ocorrer já a partir de novembro.
Para isto, o órgão precisa publicar os resultados aproximadamente até o final de outubro. No entanto, o documento que autoriza a seleção determina que a aplicação das provas ocorra dois meses após a publicação do edital. Desta forma, para que as provas sejam aplicadas em outubro, com resultados até o final do mesmo mês, permitindo convocações em novembro, o edital deve ser liberado até agosto. Porém, é preciso lembrar que o documento indica nomeações a partir de novembro. Ou seja, estes prazos estão sujeitos a alterações.
Ao todo, o MMA oferecerá 98 vagas para o cargo de analista ambiental, carreira com exigência de nível superior, com remuneração inicial de R$ 9.735,70, para quem possui apenas graduação.
Além da remuneração inicial ser considerada bastante atraente, ainda pode contar com complementos, de acordo com a formação do servidor, da seguinte forma:
Uma vez divulgada a autorização, o próximo passo é definir a comissão organizadora, que ficará responsável pela elaboração do edital e escolha da banca que aplicará as provas. Somente após a assinatura do contrato com a empresa poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção.
Para os analistas, o último concurso MMA ocorreu em 2010, quando foram oferecidas 200 vagas.
Neste caso, a seleção contou duas etapas:
A parte objetiva contou com 120 questões, com temas variando de acordo com a área de atuação.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores