Concurso MP AC (Ministério Público do Acre) foi confirmado pelo procurador-geral Danilo Lovisaro; cargos serão confirmados
Fernando Cezar Alves Publicado em 22/07/2023, às 10h53 - Atualizado em 24/07/2023, às 14h12
A realização de um novo concurso MP AC (Ministério Público do Acre) para servidores está cada vez mais próxima de se concretizar. No último dia 19 de julho foi sancionada a nova lei de Planos, Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da pasta, que altera a lei orgânica da instituição, extingue 40% dos cargos comissionados e reajusta salários para funções de confiança. Também incorpora o adicional de titulação ao vencimento-base e adota o regime de gestão por competências. Tais condições eram consideradas necessárias para a realização novo certame, anunciado em outubro de 2022.
"Sempre reconhecemos no passado o avanço que ocorreu em outras gestões e acreditamos que é possível avançar cada vez mais e construir um Ministério Público moderno, dinâmico em todos os seus aspectos, que busca o pleno respeito aos seus servidores, que incentiva o aperfeiçoamento e busca sobretudo a eficiência do serviço público”, disse o procurador geral de justiça do estado, Danilo Lovisaro.
Ainda não há uma definição sobre cargos e vagas que poderão ser oferecidos pelo MP AC. No entanto, o certame já conta com recursos orçamentários previstos desde 2022. A expectativa é de que a oferta de vagas seja anunciada em breve. Somente então poderá ser iniciado o processo de escolha da banca organizadora, procedimento indispensável para confirmação da data de publicação do edital.
O último concurso MP AC para servidores ocorreu há exatamente dez anos, em 2012, quando foram oferecidas 200 vagas para analistas, com exigência de nível superior, sendo 150 para preenchimento imediato e 50 para formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a FMP Concursos.
A seleção foi composta de 80 questões objetiva e redação. A distribuição de questões por disciplina foi a seguinte: