Concurso MP GO (Ministério Público do Estado de Goiás) contará com oportunidades para carreiras com exigência de ensino médio e nível superior
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 18/01/2022, às 08h42 - Atualizado às 14h18
Segue iminente a publicação do edital de abertura de inscrições do novo concurso MP GO (Ministério Público do Estado de Goiás) para o quadro de serviços auxiliares do órgão. Nada mais impede o início da seleção, que já conta com contrato assinado com a banca organizadora desde o último dia 5 de janeiro. A escolhida é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, mais um passo neste sentido ocorreu nesta terça-feira, 18 de janeiro, com a publicação, no diário oficial eletrônico, do ato que institui a comissão responsável pelo acompanhamento do certame. Os interessados devem ficar atentos.
A oferta de vagas e a distribuição por cargo ainda não foram definidos. Porém, já está certo que a seleção será para preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal, englobando cargos com exigências de ensino médio e nível superior.
Outro ponto já definido é que a lotação dos aprovados será na cidade de Goiânia.
ATO PGJ N. 5, DE 17 DE JANEIRO DE 2022
Institui a Comissão de Acompanhamento de Concursos da Comarca de Goiânia para serviços auxiliares no âmbito do Ministério Público do Estado de Goiás e dá outras providências.
O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo artigo 15, incisos VI, X e LI, da Lei Complementar Estadual n. 25,
de 6 de julho de 1998, que instituiu a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Goiás,
RESOLVE:
Art 1º Instituir a Comissão de Acompanhamento de Concursos, responsável por acompanhar, fiscalizar e homologar os concursos de ingresso no serviço auxiliar do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) realizados na Capital, com a seguinte composição:
I - 3 (três) membros;
II - 3 (três) servidores lotados na Capital.
§ 1º Os integrantes da Comissão serão escolhidos pelo Procurador-Geral de Justiça, que
também designará o seu Presidente e o respectivo suplente, dentre os membros que a compõe.
§ 2º Poderão ser designados suplentes dentre os membros e dentre os servidores, para
atuarem nas hipóteses de impedimento ou suspeição e demais afastamentos dos titulares, quando não houver possibilidade de composição de quórum mínimo de deliberação.
§ 3º A Comissão deliberará por maioria simples dos votos, presentes a maioria absoluta de seus integrantes, e reunir-se-á sempre que houver necessidade, por convocação da Presidência ou do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, lavrando-se ata.
§ 4º É vedada a participação de membro e servidor na Comissão, que tenham, entre os
candidatos habilitados, parentes consanguíneos, civis ou afins até o terceiro grau, bem como amigos íntimos ou inimigos capitais.
§ 5º Fica proibida de integrar a Comissão de Concurso pessoa que seja ou tenha sido, nos
últimos três anos, titular, sócia, dirigente, empregada ou professora de curso destinado a
aperfeiçoamento de alunos para fins de aprovação em concurso públicos.
§ 6º Ao integrante da Comissão aplicam-se, no que couber, as causas de suspeição e de
impedimento previstas nos artigos 144 e 145 do Código de Processo Civil.
Art. 2º Os casos omissos serão resolvidos pelo Procurador-Geral de Justiça.
Art. 3º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.
PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, em Goiânia, aos 17 de
janeiro de 2022.
AYLTON FÁVIO VECHI
PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA
Como já havia sido anunciado, o último concurso MP GO ocorreu em 2021, quando foram oferecidas três vagas para o cargo de auxiliar administrativo, com exigência de ensino fundamental.
No caso de ensino médio e nível superior, o último certame foi em 2008, quando foram oferecidas 53 vagas, sendo uma para o cargo de técnico de segurança do trabalho, com exigência de ensino médio, e 52 para cargos de nível superior. A banca, na ocasião, foi a Consulplan, com iniciais de R$ 2.019,92 a R$ 4.057,38.
A distribuição das vagas de nível superior foi a seguinte:
A seleção foi composta de três etapas:
A parte objetiva contou com 60 questões, sendo 20 de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos.
Em conhecimentos básicos foram:
Em conhecimentos específicos: