Concurso MP PI: último dia de inscrição para promotor

As chances do edital são para candidatos que têm nível superior em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica

Patricia Lavezzo   Publicado em 19/12/2018, às 09h05

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI) encerrará nesta quarta-feira (19) as inscrições do concurso público para a função de promotor de justiça substituto. A seleção visa o provimento de cinco vagas imediatas, sendo uma reservada pessoas com deficiência e uma aos negros, além de formação de cadastro reserva de futuras oportunidades.  

Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em direito, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de exercício por três anos, no mínimo, de atividade jurídica desempenhada exclusivamente após a conclusão do curso de bacharelado. 

A remuneração inicial oferecida pelo MP/PI ao promotor de justiça substituto é de R$ 24.818,90.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável pela organização e execução do certame. As inscrições provisórias devem ser realizadas no site www.cespe.unb.br/concursos/mp_pi_18_promotor

Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 250, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 28 de janeiro de 2019, observado o horário de funcionamento da rede bancária.  

Concurso MP PI: provas

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será aplicada na cidade de Teresina/PI na data prevista de 24 de fevereiro de 2019, no turno da tarde.

A prova preambular será composta por 100 questões de múltipla escolha, dividas em grupos, especificados a seguir: Grupo I (direito constitucional, direito eleitoral, direito penal, direito processual penal), Grupo II (direito civil, direito processual civil, direito da infância e juventude direito do consumidor), Grupo III (direito administrativo, direito ambiental, direito financeiro e tributário), Grupo IV (direito material coletivo - difusos, coletivos e individuais homogêneos, direito processual coletivo, legislação do ministério público, noções gerais de direito e formação humanística). 

O certame ainda contará com as seguintes fases: provas discursivas; inscrição definitiva; exames de higidez física e mental e realização de sindicância de vida pregressa; prova oral; e análise de títulos.