Concurso MP SP: autorizado novo edital para cargo de nível superior, comissão já está formada

Concurso MP SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) será para cargo de analista técnico científico, com inicial de R$ 15,7 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 17/09/2022, às 07h50 - Atualizado em 19/09/2022, às 14h21

Concurso MP SP: sede do MP SP: Divulgação

Boa oportunidades para quem pretende ingressar no funcionalismo público em São Paulo. Um novo concurso MP SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) acaba de ser autorizado, por meio de publicação no diário oficial do estado deste sábado, 17 de setembro. O aval é para o preenchimento de vagas para a carreira de analista técnico científico do MP SP. Ao todo serão seis vagas para preenchimento imediato, além daquelas que vagarem durante o prazo de validade do certame. Além da autorização, também foi publicado, neste sábado, a portaria que constitui a comissão organizadora do certame.  

Para concorrer ao cargo de analista técnico científico do MP SP é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de nada menos do que R$ 15.766,35, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Além da escolaridade, para concorrer ao cargo também costuma ser exigida experiência mínima de três anos na respectiva área e registro no conselho de classe correspondente.

As oportunidades deverão ser para as seguintes áreas de atuação:

Uma vez formada a comissão, os próximos passos são iniciar a elaboração do edital e definir o nome da banca organizadora. Somente após a assinatura do contrato com a empresa responsável pela aplicação das provas poderá ser anunciada  a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

De acordo com a autorização do concurso, a lotação das vagas será nas  macrorregiões I, II, IV e V do MP SP, que são as seguintes:

Concurso MP SP: veja autorização  oficial

Aviso nº 555/2022 – PGJ-CGP, de 15/09/2022
PROCESSO:DG-MP Nº 263/22
INTERESSADO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

ASSUNTO: Concurso Público para provimento de cargos de Analista Técnico Cientifico do Ministério Público, destinados às Macrorregiões do Ministério Público do Estado de São Paulo.

1- Em face da manifestação da Diretoria Geral desta Instituição e com fundamento na alínea “a”, inciso V, do artigo 19, da Lei Complementar nº 734, de 26 de novembro de 1993, AUTORIZO a abertura de Concurso Público para o provimento em caráter efetivo de 06 (seis) cargos de Analista Técnico-Cientifico do Ministério Público,nas especialidades Fonoaudiologia, ?Engenharia Ambiental e Engenharia Eletricista, criados pela Lei nº 1.232 de 15 de janeiro de 2014, bem como dos eventuais cargos que surgirem ou forem criados no decorrer do período de validade do certame, destinados às Macrorregiões I,
II, IV e V do Ministério Público do Estado de São Paulo

Veja portaria que constitui a comissão organizadora

Aviso nº 556/2022 - PGJ-CGP, de 15/09/2022
O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na alínea “c”, inciso X, do artigo 19, da Lei Complementar nº 734, de 26 de novembro de 1993,
RESOLVE:

Artigo 1º - Fica constituída a Comissão Especial de Seleção Pública, a fim de realizar o Concurso Público voltado ao provimento em caráter efetivo de 06 (seis) cargos de Analista Técnico-Cientifico do Ministério Público, bem como dos eventuais cargos que surgirem ou forem criados no decorrer do período de validade do certame, destinados às Macrorregiões I, II, IV e V do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Artigo 2º - A Comissão será integrada pela Dra. Patrícia de Carvalho Leitão, RG: 23.229.783-6, matrícula 2273, 4º Promotor de Justiça do Consumidor, Dra. Renata Gonçalves de Oliveira, RG: 21.759.787-7, matrícula 2580, 1º Promotor de Justiça Cível
de Santo Amaro, a Sra. Vivian Seabra, RG: 16.261.331, matrícula 4764, Assessor de Direção do MP, e a Sra. Renata Previato, RG 335180814, matrícula 10710, Diretor de Serviço do MP, cabendo a presidência à primeira designada.

Artigo 3º - As funções dos integrantes da Comissão serão desenvolvidas com preferência, mas sem prejuízo das atribuições normais dos cargos de que são ocupantes.

Artigo 4º - A Diretoria-Geral fornecerá os recursos materiais e humanos que forem necessários para a execução dos trabalhos da comissão ora constituída.

Artigo 5º - Este Ato entrará em vigor na data de sua publicação

Saiba como foi o último concurso para o cargo

O último concurso MP SP para o cargo de analista técnico científico ocorreu em 2018, quando foram oferecidas nove vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.

A distribuição por áreas foi a seguinte:

A seleção foi composta de provas objetivas e dissertativas. A primeira contou com 60 questões, da seguinte forma:

Já a prova dissertativa foi constituída de um caso prático para ser solucionado (estudo de caso), sendo  avaliado o domínio do conhecimento técnico, a compreensão e o desenvolvimento do tema na estrutura proposta, a solução dada ao caso e o domínio da norma padrão necessários ao desempenho do cargo/especialidades.

concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.