Chances do concurso MP TO (Ministério Público do Estado do Tocantins) são para candidatos com nível superior em direito e três anos de atividade jurídica
Patricia Lavezzo Publicado em 15/12/2021, às 08h44 - Atualizado às 08h52
Terminam hoje, dia 15 de dezembro, as inscrições do concurso MP TO (Ministério Público do Estado do Tocantins) para o cargo de promotor de justiça substituto. O candidato deve ficar atento ao horário, já que o prazo se encerrará às 18h.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é o Cebraspe (www.cebraspe.org.br).
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 280, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.
O certame visa ao provimento de sete vagas para o cargo de promotor de justiça substituto, sendo uma reservada a pessoas com deficiência e uma aos negros.
Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de bacharelado em direito em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC e comprovação de exercício por três anos, no mínimo, de atividade jurídica.
A remuneração inicial do promotor de justiça substituto é de R$ 28.884,20.
De acordo com o edital do concurso MP TO, os candidatos aprovados serão empossados em quaisquer das Promotorias de Justiça do Estado de Tocantins.
Todos os inscritos no concurso MP TO serão submetidos às seguintes fases:
A prova preambular será composta por 100 questões de múltipla escolha que versarão sobre as seguintes áreas de conhecimento: direito constitucional, direito administrativo, direito eleitoral, direito tributário, direito civil, direito processual civil, direito penal, direito processual penal, execução penal, direitos difusos e coletivos, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito ambiental e legislação do ministério público. Com duração de cinco horas, o exame será aplicado na cidade de Palmas/TO na data prevista de 29 de janeiro de 2022, no turno da tarde.
A segunda fase contará com duas provas discursivas, cada uma contendo duas questões dissertativas e uma peça jurídica, sendo a primeira sobre as áreas de conhecimento de direito penal, direito processual penal e toda a legislação penal extravagante; e a segunda sobre direito civil, direito processual civil, direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos e toda a legislação civil extravagante. Elas terão duração de quatro horas e serão aplicadas no dia 30 de janeiro, no período da manhã.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso MP TO.
concursos publicos concursos abertos concursos to (tocantins) provas anteriores