Concurso MPF (Ministério Público Federal) contará com 20 vagas, com exigência de superior em direito, com R$ 33,6 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 09/09/2022, às 12h57 - Atualizado às 14h09
O novo concurso MPF (Ministério Público Federal) para o cargo de procurador federal, aprovado em 26 de agosto pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) já conta com comissões regionais formadas, de acordo com documentos publicados no último dia 7 de setembro. Os grupos foram formados para os cinco estados que contam com previsão de distribuição das 20 vagas que deverão ser oferecidas para a carreira. Uma vez formadas as comissões, os próximos passos são elaborar os editais e definir o nome da banca organizadora. Somente então poderá ser confirmada alguma previsão de quando o edital poderá ser publicado. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Para participar do concurso MPF é necessário possuir formação de nível superior em direito e três anos de prática forense. A remuneração inicial da carreira é de R$ 33.689,11.
As comissões formadas são para os seguintes estados:
Em 26 de agosto também foi aprovada a alteração no regulamento do concurso MPF para ingresso do cargo, para inclusão de vagas reservadas para candidatos indígenas. Também foi aprovada sugestão para confirmação da banca organizadora. "Temos pressa para a reestruturação da carreira e já podemos começar a elaboração do edital", disse o procurador-geral da república, Augusto Aras, na ocasião.
O último concurso MPF para procurador ocorreu e 2016, quando foram oferecidas 82 vagas. A seleção teve sua validade prorrogada até julho de 2023. A organização foi feita pelo próprio MPF
As oportunidades foram para os seguintes estados:
A seleção contou com as seguintes etapas:
O conteúdo programático contou com as seguintes disciplinas:
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores