Para ingressar na carreira do Ministério Público do Estado de Minas Gerais é necessário possuir nível superior em direito e, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica
Patricia Lavezzo Publicado em 01/03/2018, às 12h03
O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG) publicou o edital de abertura das inscrições do LVI concurso público. A seleção visa o provimento de 40 vagas para a carreira de promotor de justiça substituto, sendo quatro reservadas a pessoas com deficiência e oito para os negros.
Para concorrer a uma das vagas é necessário possuir nível superior em direito e três anos, no mínimo, de prática de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso de bacharelado. A remuneração inicial oferecida pelo MP/MG é de R$ 26.125,17, em valores brutos.
A Fundep é a empresa responsável pela organização e execução do processo seletivo. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, entre os dias 2 de março e 2 de abril.
Será cobrada uma taxa de participação do concurso do MP/MG 2018, no valor de R$ 261,25, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 3 de abril, observado o horário de funcionamento da rede bancária.
O concurso do Ministério Público de Minas Gerais será constituído de cinco etapas: prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário; provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A prova preambular de múltipla escolha será composta por 80 questões, sendo 20 por cada grupo temático especificados a seguir: grupo I contará com direito constitucional, direito eleitoral, direito administrativo e direito financeiro e tributário; grupo II contemplará direito penal e criminologia e direito processual penal; grupo III será composto por direito civil e direito processual civil; grupo IV terá direito material coletivo e direito processual coletivo.
A avaliação terá duração máxima de quatro horas e será aplicada na cidade de Belo Horizonte/MG no dia 6 de maio. As informações sobre os locais e horários de realização do exame serão divulgadas, oportunamente, nos sites da Fundep e do Ministério Público de Minas Gerais (www.mpmg.mp.br).
Desde 1991 a Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa realiza o gerenciamento de concursos públicos, vestibulares e processos seletivos promovidos por instituições privadas e órgãos públicos.