O concurso MPU (Ministério Público da União) contará com ofertas para cargos com exigência de ensino superior; edital em breve
Patricia Lavezzo Publicado em 12/09/2024, às 12h09 - Atualizado às 12h17
Ocorreu no último dia 11 de setembro uma reunião para defender escolaridade de nível superior para cargos de técnico no novo concurso MPU (Ministério Público da União). Participaram da reunião o Diretor Executivo Nacional do SindMPU (Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU), Renato Cantoni, o Ministro do STF, Dias Toffoli, o representante da Assejus, Fernando Freitas, e representante da FENAJUF, Soraia e Lucena.
A ADI 7710 questiona o nível superior para cargos técnicos do MPU e, durante o encontro, o SindMPU apresentou ao ministro Toffoli como a aprovação da ADI traria sérios prejuízos aos servidores técnicos. Cantoni ressaltou que a medida afeta diretamente o reconhecimento das competências e responsabilidades atribuídas aos servidores do MPU.
No dia 30 de agosto, o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, encaminhou a ADI 7710 para o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a exigência de nível superior para o cargo de técnico.
A expectativa é de que o concurso MPU ocorra em outubro. De acordo com documento interno, o certame já conta com um cronograma preliminar definido, que inclui a aplicação das provas objetivas em dezembro. Vale lembrar que o órgão deu início, em julho, ao processo de remoção interno, que costuma preceder o concurso de ingresso.
Ressaltando que o MPU Já iniciou, há meses, o processo de escolha da banca organizadora. Desta forma, para que o edital possa efetivamente sair no prazo previsto, a confirmação do nome da empresa deve ocorrer ainda em setembro.
O cronograma preliminar prevê, ainda, os seguintes prazos:
É importante lembrar que o prazo de validade da última seleção expira no próximo dia 27 de setembro.
A seleção deve contar com vagas para os cargos de técnico e analista em diversas áreas (incluindo a área policial), ambos com exigência de nível superior. As remunerações iniciais são de R$ 9.052,51 para técnicos e R$ 14.852,66 para analistas. Os quantitativos de vagas ainda devem ser confirmados.
O secretário geral-adjunto do órgão, Paulo Santiago, já confirmou que o MPU deve oferecer oportunidades para todos os cargos e áreas de atividade existentes no quadro de pessoal.
No caso de policial institucional, as oportunidades serão concentradas, principalmente, para a região Norte do país e para o Distrito Federal. A Associação Nacional dos Agentes de Polícia Institucional do MPU e CNMP (Agempu) tem cobrado uma mudança na carteira de habilitação exigida para o cargo, para que passe da categoria "D" para "B".
Embora a oferta de vagas ainda não esteja definida, o MPU conta com um total de nada menos do que 2.986 vagas em aberto, da seguinte forma:
Além da remuneração, os aprovados contarão com os seguintes benefícios:
Já está certo que a seleção contará com reserva de vagas para minorias sociais, inclusive para pessoas trans, que contarão com 10%, conforme definido pela portaria PGR MPU 209, divulgada em 2023.
O último concurso MPU ocorreu em 2018, quando contou com uma oferta inicial de 47 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal. As oportunidades foram para os cargos de analista do MPU – Direito, e técnico, na área de administração.
A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital na página do concurso MPU.
concursos publicos concursos federais concursos 2024 provas anteriores