Concurso MPU (Ministério Público da União) será destinado para cargos com exigência de nível superior; edital em breve
Fernando Cezar Alves Publicado em 12/07/2024, às 09h31
Cresce a expectativa pela publicação do edital do novo concurso MPU (Ministério Público da União). De acordo com informações do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU), até o final de julho deve ser realizado o concurso interno de remoção, que normalmente antecede o concurso para ingresso de servidores. A expectativa é de que o edital do novo certame seja publicado após 27 de setembro, quando encerra o prazo de validade da última seleção. Atualmente o processo do novo certame está em fase de escolha da banca organizadora.
Ao menos três bancas já confirmaram o envio de propostas para realizar o certame MPU:
O secretário geral-adjunto do órgão, Paulo Santiago, já confirmou que o MPU deve oferecer oportunidades para todos os cargos e áreas de atividade existentes no quadro de pessoal.
Desta forma, o concurso deve contar com vagas para os cargos de técnico e analista em diversas áreas (incluindo a área policial), ambos com exigência de nível superior. As remunerações iniciais são de R$ 9.052,51 para técnicos e R$ 14.852,66 para analistas.
No caso de policial institucional, as oportunidades serão concentradas, principalmente, para a região Norte do país e para o Distrito Federal. A Associação Nacional dos Agentes de Polícia Institucional do MPU e CNMP (Agempu) tem cobrado uma mudança na carteira de habilitação exigida para o cargo, para que passe da categoria "D" para "B".
Embora a oferta de vagas ainda não esteja definida, o MPU conta com um total de nada menos do que 2.986 vagas em aberto, da seguinte forma:
Além da remuneração, os aprovados contarão com os seguintes benefícios:
Já está certo que a seleção contará com reserva de vagas para minorias sociais, inclusive para pessoas trans, que contarão com 10%, conforme definido pela portaria PGR MPU 209, divulgada em 2023.
O último concurso MPU ocorreu em 2018, quando contou com uma oferta inicial de 47 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal. As oportunidades foram para os cargos de analista do MPU – Direito, e técnico, na área de administração.
A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores