Novo concurso MPU (Ministério Público da União) pode ter início ainda este ano, para cargos que ainda serão confirmados
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 29/01/2020, às 10h45 - Atualizado às 14h57
O secretário-geral adjunto do MPU (Ministério Público da União) , Eitel Santiago, confirmou, recentemente, que o novo concurso MPU deve mesmo ocorrer, durante reunião com Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU). De acordo com ele, o processo se encontra em fase de definição de quais cargos poderão ser efetivamente oferecidos, o que deve ser confirmado em breve. Desta forma, os interessados devem ficar atentos.
A seleção já havia sido antecipada, em 26 de janeiro, pelo colunista da Folha de São Paulo, Frederico Vasconcelos. De acordo com ele, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pretende reforçar a operação Lava Jato nos estados e municípios, além de publicar novos editais para contratação de pessoal.
De acordo com as informações do sindicato da categoria, o secretário-geral antecipou que não haverá oportunidades para os cargos oferecidos no último edital, publicado em 2018. Embora ainda não esteja certo, antecipa que alguns cargos com grandes possibilidades de ofertas são os de técnico de segurança institucional, analista administrativo e bibliotecário.
O último concurso MPU ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 47 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal para os cargos de analista do MPU – Direito, e técnico, na área de administração. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
No caso de técnico, que pede apenas ensino médio, a remuneração inicial foi de R$ 6.862,72, enquanto para analistas, de nível superior, inicial de R$ 11.259,81.