Novo concurso MPU (Ministério Público da União) segue em pauta, para cargos que ainda serão confirmados. Previsão é de oportunidades para cargos não oferecidos na última seleção
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 02/09/2020, às 10h42 - Atualizado às 15h19
Embora ainda não exista uma previsão de quando poderá ser publicado o edital do próximo concurso MPU (Ministério Público da União), uma novidade para quem pretende ingressar no órgão é que o projeto de lei do orçamento 2021, entregue ao Congresso Nacional no último dia 31 de agosto, prevê o preenchimento de 127 vagas no decorrer do próximo ano. O documento não especifica para quais cargos, nem mesmo se haverá nova seleção ou apenas convocação de remanescentes de concursos em validade, apenas especifica a previsão de recursos para novas contratações. Novas informações devem ser anunciadas em breve.
De acordo com o documento, deste total, 97 são para o Ministério Público Federal, 15 para o Ministério Público Militar e 15 para o Ministério Público do Trabalho.
O MPU ainda conta com um concurso em validade, iniciado em 2018, cujo prazo de validade foi suspenso em 29 de junho, em decorrência da Pandemia de Covid-19. A suspensão conta a partir de 28 de maio.
De qualquer forma, um novo concurso vem sendo cogitado desde o início do ano. Em 26 de janeiro, o colunista da Folha de São Paulo, Frederico Vasconcelos, apurou que o procurador-geral da República, Augusto Aras, pretende publicar novos editais para contratação de pessoal. A expectativa era de que o edital fosse liberado ainda no primeiro semestre, o que acabou não se concretizando em decorrência da crise de saúde.
Alguns cargos com grandes possibilidades de ofertas são os de técnico de segurança institucional, analista administrativo e bibliotecário.
O último concurso MPU ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 47 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal para os cargos de analista do MPU – Direito, e técnico, na área de administração. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
No caso de técnico, que pede apenas ensino médio, a remuneração inicial foi de R$ 6.862,72, enquanto para analistas, de nível superior, inicial de R$ 11.259,81.
concursos concursos 2023 concursos federais provas anteriores