O Concurso Nacional Unificado teve taxa de abstenção superior a 50%. Cadernos de provas foram divulgados na noite do dia 18 de agosto
Patricia Lavezzo Publicado em 19/08/2024, às 10h38 - Atualizado às 10h44
Segundo balanço preliminar divulgado no último domingo (18) pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, cerca de 1 milhão de pessoas realizaram as provas do Concurso Nacional Unificado. Lembrando que o certame contou com mais de 2,1 milhões de inscritos concorrendo a 6.640 vagas.
Desta forma, a taxa de abstenção foi superior a 50% – estando dentro da expectativa do governo, comparado com os outros concursos públicos deste tamanho.
Ainda, de acordo com dados preliminares divulgados pela ministra, o estado com a maior taxa de abstenção foi o Ceará e o Distrito Federal contou com a menor taxa.
Também foi apontado que o bloco 8, nível médio, teve a maior taxa de abstenção, enquanto o bloco 3, área agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário, teve a menor taxa.
De forma geral, Esther Dweck avaliou como positiva a aplicação das provas e reforçou que o certame cumpriu seu objetivo de democratizar o acesso ao serviço público federal. Com a participação de aproximadamente 1 milhão de pessoas, o certame já pode ser considerado a maior seleção pública de servidores já realizada no Brasil.
Os dados consolidados do Concurso Nacional Unificado serão divulgados ainda nesta segunda-feira (19).
Os cadernos de provas do Concurso Nacional Unificado foram divulgados na noite do último domingo (18), no site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As provas objetivas e discursivas foram realizadas nos períodos da manhã e tarde do dia 18 de agosto, simultaneamente em 228 cidades espalhadas por todas as regiões do país.
A seleção contou com cerca de 3,6 mil locais de aplicação, distribuídos entre escolas e instituições de ensino superior. Aproximadamente 210 mil trabalhadores participaram de todo o processo de aplicação da prova, o que representa, em média, 10% do total de inscritos.
Agora, a próxima etapa é a divulgação dos gabaritos preliminares, previstos para serem publicados na terça-feira, dia 20 de agosto – a partir dessa data, os participantes terão até o dia seguinte (21) para interpor recursos.
Aplicação das provas: 18 de agosto
Divulgação dos cadernos de provas: 18 de agosto, a partir das 20h
Divulgação dos gabaritos preliminares: 20 de agosto
Prazo para interposição de recursos: de 20 a 21 de agosto
Divulgação das notas finais e preliminares, respectivamente, das provas objetivas e discursivas: 8 de outubro
Divulgação dos resultados finais: 21 de novembro
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o certame, como cronograma, atribuições e conteúdo programático, na página do Concurso Nacional Unificado.
concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anterioresO Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo no âmbito da União. É sediado em Brasília e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. Tem como mandatário o presidente da República.