Concurso Nacional Unificado: governo cassa liminar e divulga notas do bloco 4

Decisão da Justiça do Distrito Federal suspendia a publicação dos resultados referentes ao edital do Concurso Nacional Unificado com vagas para a área de trabalho e saúde do servidor

Samuel Peressin   Publicado em 09/10/2024, às 08h36 - Atualizado às 08h40

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu cassar a liminar que impedia a divulgação das notas das provas do bloco 4 do Concurso Nacional Unificado, que concentra vagas para a área de trabalho e saúde do servidor.

Com isso, desde as 18h de ontem (8), a classificação já pode ser consultada pelos candidatos no site oficial do certame. Para os demais blocos, a liberação ocorreu às 10h, conforme o horário originalmente previsto.

Na quinta-feira (3), a Justiça do Distrito Federal havia suspendido a publicação dos resultados em consequência de ação popular ajuizada após candidatos receberam, em uma escola no Recife (PE), as provas da tarde por engano no período da manhã.

Aplicadas pela Fundação Cesgranrio, em 18 de agosto, as avaliações ocorreram em 228 cidades, espalhadas por todas as regiões do Brasil. Segundo o governo, o certame teve abstenção de 54%: dos 2,1 milhões de inscritos, 970.037 fizeram os exames.

A seleção preencherá 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos federais. Estão em disputa 5.948 postos para cargos de nível superior e 692 para funções com exigência de ensino médio. Os salários variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.

+ 🌎 Fique por dentro de todos os concursos abertos no Brasil

Além das avaliações escritas, para algumas carreiras, a seleção envolverá etapas como análise de títulos (com envio dos documentos comprobatórios entre 9 e 11 de outubro) e curso de formação (em datas a serem oportunamente informadas).

A divulgação dos resultados finais está prevista para 21 de novembro. De acordo com o governo federal, os aprovados começarão a ser chamados para posse e realização de treinamentos a partir de janeiro de 2025.

Em caso de dúvidas, além do site oficial do certame, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), pasta que encabeça a seleção, disponibiliza aos candidatos o e-mail concursonacional@gestao.gov.br.

Como funciona o Concurso Nacional Unificado

O governo federal trata o certame como um modelo inovador para admissão de servidores públicos, já que os participantes têm a possibilidade de concorrer a mais de um cargo em diferentes órgãos.

Para isso, a seleção está dividida entre blocos temáticos, que agrupam órgãos e carreiras de aptidões similares. Pagando uma única taxa de inscrição, os candidatos puderam escolher uma entre oito áreas onde desejam trabalhar:

No momento da inscrição, além de optar por um dos blocos temáticos, os candidatos elencaram a ordem de preferência entre as oportunidades disponíveis dentro da respectiva área escolhida.

Instituído por meio de decreto divulgado em 29 de setembro do ano passado, no Diário Oficial da União, o certame é inspirado no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por essa razão, tem sido chamado de "Enem dos Concursos".

Quais são os órgãos participantes?

Voluntária, a adesão dos órgãos ao Concurso Nacional Unificado pôde ser feita até outubro do ano passado. No total, 21 instituições estão participando da seleção. São elas:

Há vagas para arquiteto, administrador, analista técnico-administrativo, técnico de laboratório, engenheiro, contador, médico, entre outras diversas carreiras (veja a relação completa aqui). Em relação às cotas, os editais reservam:

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o certame, como cronograma, atribuições e conteúdo programático, na página do Concurso Nacional Unificado

Concurso Nacional Unificado
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores

Sobre Governo Federal

O Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo no âmbito da União. É sediado em Brasília e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. Tem como mandatário o presidente da República.