A participação dos órgãos federais no Concurso Nacional Unificado é opcional. A proposta é de uma única prova para ingresso no executivo federal
Fernando Cezar Alves Publicado em 20/09/2023, às 07h28
O Concurso Nacional Unificado já conta com 5.151 vagas confirmadas, por meio de órgãos que já manifestaram que participarão do certame. O processo segue em fase de elaboração e o próximo passo é a publicação da portaria que define as regras da seleção e institui a comissão organizadora geral. Inicialmente, a publicação estava prevista para ocorrer nesta quarta-feira, 20 de setembro. Porém, o documento não foi liberado no diário oficial da União, o que deve ocorrer a qualquer momento. Vale lembrar que os órgãos têm, no máximo, até o próximo dia 29 para confirmar a adesão. A publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer em 20 de dezembro.
Por enquanto, as seleções autorizadas que já confirmaram a adesão são as seguintes, com as respectivas ofertas de vagas:
A aplicação das provas está prevista para 25 de fevereiro. No entanto, o secretário geral de gestão de pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, José Celso Cardoso Júnior, afirmou, recentemente, que está sendo avaliada a possibilidade de alterar a aplicação para março, no sentido de permitir aos candidatos um maior tempo de preparação.
A comissão principal, que será chamada de comissão de governança, será constituída de representantes dos seguintes órgãos:
Além disso, serão formadas comissões técnicas complementares, que ajudarão na elaboração do projeto básico da seleção.
De acordo com o secretário de gestão de pessoas, os candidatos poderão pagar uma taxa de inscrição para concorrer em vários órgãos. A inscrição poderá ser feita para diversos cargos de uma mesma área temática, com indicação da ordem de preferência.
A aplicação das provas deve ocorrer em aproximadamente 180 cidades, o que não significa que a lotação das vagas será nas mesmas localidades. A grande maioria das oportunidades será reservada para Brasília (DF).
O exame deverá ser realizado em cerca de 180 cidades em todo o país, nas regiões definidas abaixo:
A seleção contará com as seguintes etapas
A divulgação das disciplinas das provas objetivas e dissertativa está prevista para ocorrer após a adesão dos órgãos e contratação da banca organizadora, com a publicação no edital de abertura de inscrições.
A parte de títulos deverá ser diferenciada de acordo com as necessidades de cada órgão.
A lei de algumas carreiras prevê a aplicação de entrevistas ou memoriais. Nestes casos, se a lei prever a realização destas etapas adicionais, o próprio órgão poderá realizar o respectivo exame posteriormente, separado da seleção unificada.
O mesmo se dará para cargos que eventualmente contarem com algum tipo de curso de formação.
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