O Concurso Nacional Unificado contou com 2,1 milhões de inscritos, mas cerca de 1 milhão de pessoas realizaram as provas no último dia 18 de agosto
Patricia Lavezzo Publicado em 19/08/2024, às 14h01
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta segunda-feira (19) a relação de candidato/vaga por cargo do Concurso Nacional Unificado. O certame recebeu mais de 2,1 milhões de inscritos para o total de 6.640 vagas. Números preliminares divulgados pela ministra Esther Dweck informaram que cerca de 1 milhão de pessoas realizaram as provas no último domingo (18).
Vale ressaltar que a relação de candidato por vaga divulgada tem como base o número de inscritos, e não inclui esta taxa de abstenção acima de 50%. Clique neste link para conferir a relação.
O bloco temático com mais candidatos inscritos é o 8, são mais de 694 mil. Já o bloco 7, que tem o maior número de vagas (1.737), conta com 421.895 inscritos. O bloco 2 foi o que recebeu o menor número de inscritos, com 76.711.
Importante destacar que o sistema de seleção do Concurso Nacional Unificado com candidatos concorrendo a mais de um cargo dificulta a definição estatística da disputa dentro dos blocos. “Cada candidato se inscreveu para várias vagas dentro do mesmo bloco, isso permite que ele concorra a mais vagas e tenha mais chance de entrar na administração pública e, que mais pessoas negras, com deficiência ou indígenas participem do serviço público”, afirma Pedro Assumpção Alves, membro do Grupo Técnico Operacional do CPNU.
Ainda, segundo Pedro, a concorrência por bloco permite que o candidato, que tenha tirado uma nota mais baixa que o concorrente na vaga de preferência, siga concorrendo a oportunidades no mesmo bloco temático. “A nota é uma referência. Por mais que o candidato não passe no cargo da sua preferência, ele segue com grandes chances de entrar no sistema público”, conclui.
Os cadernos de provas do Concurso Nacional Unificado foram divulgados na noite do último domingo (18), no site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As provas objetivas e discursivas foram realizadas nos períodos da manhã e tarde do dia 18 de agosto, simultaneamente em 228 cidades espalhadas por todas as regiões do país.
A seleção contou com cerca de 3,6 mil locais de aplicação, distribuídos entre escolas e instituições de ensino superior. Aproximadamente 210 mil trabalhadores participaram de todo o processo de aplicação da prova, o que representa, em média, 10% do total de inscritos.
Agora, a próxima etapa é a divulgação dos gabaritos preliminares, previstos para serem publicados na terça-feira, dia 20 de agosto – a partir dessa data, os participantes terão até o dia seguinte (21) para interpor recursos.
Aplicação das provas: 18 de agosto
Divulgação dos cadernos de provas: 18 de agosto, a partir das 20h
Divulgação dos gabaritos preliminares: 20 de agosto
Prazo para interposição de recursos: de 20 a 21 de agosto
Divulgação das notas finais e preliminares, respectivamente, das provas objetivas e discursivas: 8 de outubro
Divulgação dos resultados finais: 21 de novembro
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o certame, como cronograma, atribuições e conteúdo programático, na página do Concurso Nacional Unificado.
concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anterioresO Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo no âmbito da União. É sediado em Brasília e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. Tem como mandatário o presidente da República.