Concurso Nacional Unificado deve contar com 6.640 vagas, em diversos órgãos; veja novo cronograma oficial da seleção
Fernando Cezar Alves Publicado em 14/12/2023, às 08h50
O Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos divulgou, na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro, um novo cronograma para o Concurso Nacional Unificado. Desta forma, a publicação dos editais de abertura de inscrições, inicialmente prevista para ocorrer até o próximo dia 22 de dezembro, agora deve ficar para 10 de janeiro. As inscrições serão recebidas no período de 19 de janeiro a 9 de fevereiro.
Já a aplicação das provas, inicialmente prevista para março, agora já conta com data precisa anunciada: 5 de maio.
Desta forma, a boa notícia é de que os interessados agora contarão com mais tempo para se preparar. “Recebemos muitas solicitações pelas redes sociais de que as pessoas tivessem mais tempo para estudar”, explica a ministra Esther Dweck, sobre o tempo maior entre o edital e a prova.
Vale lembrar que o governo já conta com contrato assinado com a banca, que será a Fundação Cesgranrio.
De acordo com nota oficial do Ministério da Gestão,
A alteração do cronograma foi feita pelo ministério em diálogo com a empresa responsável pela realização do concurso, após sua escolha na última semana de novembro. As datas foram acordadas pelo Ministério e Cesgranrio, empresa vencedora do certame, afim de garantir tempo suficiente para elaboração das provas.
Além do novo cronograma, o certame também conta com ampliação da quantidade de locais de aplicação das provas. Inicialmente seriam 180 cidades. Agora serão 217 municípios.
Os novos locais incluídos são os seguintes:
A lista completa de cidades, atualizada, pode ser conferida clicando aqui.
Ao todo estão previstas 6.640 vagas, em diversos cargos do governo federal, distribuídas da seguinte forma:
A distribuição de vagas por órgãos será a seguinte:
As oportunidades serão distribuídas por oito grupos temáticos, da seguinte forma, com respectivos órgãos:
Alguns órgãos confirmaram a participação, mas ainda não contam com grupo temático definido:
A seleção contará com reserva de vagas da seguinte forma:
A seleção contará com as seguintes etapas:
Já está certo que a aplicação das provas objetivas ocorrerá no período da manhã e as provas dissertativas no período da tarde.
A parte de títulos deverá ser diferenciada de acordo com as necessidades de cada órgão.
A lei de algumas carreiras prevê a aplicação de entrevistas ou memoriais. Nestes casos, se a lei prever a realização destas etapas adicionais, o próprio órgão poderá realizar o respectivo exame posteriormente, separado da seleção unificada.
O mesmo se dará para cargos que eventualmente contarem com algum tipo de curso de formação.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anterioresO Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo no âmbito da União. É sediado em Brasília e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. Tem como mandatário o presidente da República.