O total de inscritos foi de 110.097, sendo 63.856 para o cargo de Técnico Administrativo.
Redação Publicado em 31/08/2007, às 12h14
A Fundação Vunesp anunciou, na tarde desta quarta-feira, dia 29, que sugeriu à Câmara dos Vereadores a continuidade do concurso para os 31 cargos que não tiveram nenhum envolvimento com as suspeitas de fraude levantadas na última semana.
Neste caso, o único concurso suspenso continuaria sendo o de Técnico Administrativo, o qual teve seu resultado questionado depois que um grupo de concurseiros constatou que os sete primeiros melhores colocados teriam algum grau de parentesco entre si.
A Vunesp realizou, ao longo da última semana, sindicância interna para apurar as denúncias de suposta fraude, quando foram ouvidas 25 pessoas, todas envolvidas no processo de elaboração do concurso.
“A Comissão de Sindicância concluiu ontem (28/07) o relatório e o encaminhou, primeiramente à Câmara e depois à Polícia Civil e ao Ministério Público, para que as investigações possam continuar nestas esferas”, explica Benedito Antunes, presidente da instituição.
Segundo o relatório da comissão, todos os procedimentos do concurso transcorreram conforme os padrões adotados normalmente pela Vunesp. A única etapa ocorrida fora da instituição foi a impressão das provas, feita na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Nesta etapa, ainda segundo o relatório, foram constatados dois incidentes: o primeiro foi a falha de funcionamento de uma dobradeira e o segundo o rompimento da corrente de uma das bobinas que rodavam as provas – incidentes estes que atrasaram esta etapa em 14 horas – o processo normal levaria, apenas, quatro horas.
“Isto é uma coisa que pode acontecer e não denota absolutamente nada, mesmo porque, todo o processo foi acompanhado por técnico gabaritado da Vunesp”, garante o presidente.
Próximas etapas
A Vunesp ainda depende de uma resposta oficial da Câmara, o que deverá acontecer nos próximos dias, para dar continuidade às etapas do concurso para os outros 31 cargos.
Segundo a Vunesp, antes de serem levantadas as suspeitas, as listas por cargo e em ordem alfabética dos candidatos que prestaram todas as provas com seus respectivos números de acertos, seriam publicadas no próximo dia 30 (quinta-feira), mas ficou suspensa para o andamento das investigações.
Caso a Câmara decida dar continuidade ao concurso para os 31 cargos, as listas destes participantes serão publicadas no Diário Oficial da Cidade nos próximos dias, procedimento que, segundo Edwin Avólio, diretor da Vunesp, presente à coletiva, iria ser adotado, também, para o cargo de Técnico Administrativo, antes da suspensão do concurso.
As próximas etapas são: provas prática, dissertativa e apresentação de títulos, dependendo do cargo.
Ainda não há uma previsão para a conclusão dos inquéritos portanto o concurso para o cargo de Técnico Administrativo deve se manter suspenso até que a Polícia e o Ministério Público possam apurar totalmente o caso. Aos 63.856 candidatos inscritos para o cargo só resta aguardar.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.