Concurso para guarda de Boa Vista RR: última chance para 150 vagas

O concurso para guarda de Boa Vista tem oportunidades para candidatos com ensino médio completo e idade máxima de 35 anos. Saiba como participar

Patricia Lavezzo   Publicado em 24/02/2023, às 08h12

Divulgação

Hoje, 24 de fevereiro, é o último dia de inscrição para o concurso para guarda de Boa Vista, no estado de Roraima. Os candidatos devem ficar atentos ao horário, já que o prazo se encerrará às 18 horas.

O concurso público oferece 150 vagas para guarda civil municipal, sendo 135 para ampla concorrência e 15 reservadas a pessoas com deficiência.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe (www.cebraspe.org.br).

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 140, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 10 de março, observado o horário de funcionamento do banco.

Oportunidades

Interessados em disputar uma das 150 vagas para guarda civil municipal devem possuir certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, idade entre 18 e 35 anos e Carteira Nacional de Habilitação – CNH na categoria “AB”. O salário inicial é de R$ 1.363,00, acrescido de gratificações, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Entre as atividades do guarda civil municipal, estão: executar tarefas na área de patrulhamento, de inspeção, vigilância e proteção das instalações, serviços e bens municipais; atuar na aplicação de primeiros socorros, no monitoramento de sistema eletrônico de vigilância e alarmes e auxiliar na fiscalização de trânsito; dirigir e operar viaturas, veículos especiais e náuticos; colaborar com a observância do Código de Postura Municipal; atender às reclamações de perturbações de repouso dos munícipes; prevenir incêndios nos bosques e acionar medidas visando a sua extinção; manter a vigilância em feiras livres; dirigir viaturas, quando em serviço de grupo ou quando lhe for determinado pelos seus superiores; auxiliar na detenção e prisão de infratores da lei, encaminhando-os à Delegacia de Polícia mais próxima; intervir em casos de acidente, incêndio e outros sinistros para providenciar ou tomar medidas mais urgentes; executar outras atividades correlatas ao cargo.

Os candidatos aprovados no processo de seleção serão lotados na Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito de Boa Vista (SMST).

Etapas do concurso para guarda de Boa Vista

O concurso para guarda de Boa Vista será constituído das seguintes fases:

  1. prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. exame de aptidão física, de caráter eliminatório;
  3. avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  4. exames médicos e toxicológico, de caráter eliminatório; e
  5. curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

O exame terá duração máxima de cinco horas e será aplicado na data prevista de 16 de abril de 2023, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso para guarda de Boa Vista.

* Notícia útil para o Estado de Roraima. Confira mais informações sobre a região aqui.

concursos publicos concursos abertos concursos rr (roraima) provas anteriores

Sobre Prefeitura Boa Vista

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.