Concurso PC AL (Polícia Civil do Estado de Alagoas) deve contar com oferta de 40 vagas. Nível superior em direito e inicial de R$ 20,9 mil
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 24/01/2022, às 11h07 - Atualizado às 14h11
Mais um passo importante para a realização do aguardado novo concurso PC AL (Polícia Civil do Estado do Alagoas) para o cargo de delegado de polícia. Acontece que foi oficialmente publicada, na última sexta-feira, 21 de janeiro, a autorização do governador Renan Filho, no diário oficial do estado.Embora o documento não indique a oferta de vagas, a expectativa é de que o certame conte com um total de 40 oportunidades. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito, com remuneração inicial de R$ 20.944,97. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
A data de publicação do edital de abertura de inscrições ainda deve ser confirmada, mas a expectativa é de que o certame ocorra de forma rápida, tendo em vista que, no início de janeiro, o secretário de planejamento, gestão e patrimônio do Alagoas, Fabrício Marques Santos, chegou a anunciar que o cronograma seria anunciado nos próximos dias.
A banca organizadora já está definida e será o Cebraspe.
De qualquer forma, de acordo com informações preliminares, a prova objetiva do concurso PC AL para delegado versará sobre:
A prova discursiva deve versar sobre direito penal, direito processual penal e direito constitucional. O teste físico incluirá barra, flexão abdominal, flexão de braços e corrida de 12 minutos. Posteriormente, haverá exames laboratoriais e médicos, avaliação psicológica, análise de títulos, investigação social e curso de formação.
PROC.E:20105-5180/21, da PC/AL = Atendidas as exigências estabelecidas nos arts. 1º e 2º do Decreto Estadual nº 15.877, de 23 de setembro de 2011, e com base no Parecer PGE ASSESP 7754968, aprovado pelo Despacho PGE GPG 7756230, ambos da Procuradoria Geral do Estado, autorizo a instauração de Concurso Público para ingresso na carreira de Delegado da Polícia Civil de Alagoas – PC/AL, de que trata o Processo Administrativo nº
E: E:20105.0000005180/2021. Vão os autos à Polícia Civil de Alagoas – PC/AL para que comprove o cumprimento dos itens 25 e 26 do Parecer PGE ASSESP 7754968 e após à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio – SEPLAG para adoção das providências a seu cargo, nos termos do art. 3º, in fine, do referido Decreto.
O último concurso PC AL para o cargo ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 400 vagas, sendo 240 para agentes, 120 para escrivães e 40 para delegados. A organizadora foi o Cebraspe e a seleção contou com provas objetivas e discursivas, provas de aptidão física, avaliação prática de digitação para o cargo de escrivão, avaliação psicológica, análise de títulos para delegado, investigação social e de conduta pessoal e exames médicos. Além disso, os aprovados foram submetidos a uma segunda etapa, composta de curso de formação policial.
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