Com editais publicados em 2021, concurso da PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) ofertou originalmente 400 vagas para auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito criminal, perito legista e delegado
Samuel Peressin Publicado em 24/05/2023, às 11h18 - Atualizado às 11h29
O governador Cláudio Castro (PL) autorizou a convocação de mais 1.341 candidatos aprovados no concurso da PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) iniciado no segundo semestre de 2021.
Originalmente, a seleção ofertou 400 vagas, assim distribuídas: auxiliar de necropsia (10 postos), técnico de necropsia (10), investigador (200), inspetor (100), perito criminal (5), perito legista (25) e delegado (50). Os salários variam de R$ 4.606,29 a R$ 18.747,95.
A liberação para novas nomeações foi anunciada pelo governador nesta quarta-feira (24), em vídeo divulgado nas redes sociais (assista mais abaixo). Segundo Castro, serão convocados para cada cargo:
A corporação distribuiu os cargos entre dois editais: um deles apenas para delegado e outro para auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito criminal e perito legista. No total, a seleção registrou 271.026 candidatos, dos quais:
A convocação para o curso de formação profissional foi divulgada neste mês. Nas etapas anteriores, os candidatos realizaram provas escritas, teste físico, exame médico, entre outras avaliações.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da PC RJ
+++ Esta é uma notícia útil sobretudo para quem vive no Rio de Janeiro. Confira outras publicações relevantes sobre o estado clicando aqui
concursos abertos concursos 2024 concursos rj (rio de janeiro) provas anterioresA Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), é o órgão do poder público do estado do Rio de Janeiro, Brasil, que tem por finalidade o exercício das funções de polícia judiciária e apuração de infrações penais, exceto as militares, nos termos do artigo 144, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Está subordinada ao governo fluminense como integrante da estrutura da Secretaria Estadual de Segurança (SESeg), sendo dirigida pelo Chefe da Polícia Civil e exercida pelos delegados e seus agentes nas respectivas áreas circunscricionais.
De acordo com dados do 9º Anuário de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em outubro de 2015, as forças policiais do Rio de Janeiro são as mais letais do Brasil, sendo que em 2014, a cada 100 mil fluminenses, 3,5 morreram por conta de algum tipo de intervenção policia
Veja abaixo, mais detalhes sobre o concurso da Polícia Civil RJ (PC RJ), edital do concurso anterior e conteúdo programático para os diversos cargos disponíveis.