Novo concurso da PC RS (Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul) deverá contar com oportunidades para cargos de delegado, escrivão e inspetor
Fernando Cezar Alves Publicado em 07/10/2025, às 07h29
Os editais do novo concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul) seguem em fase de ajustes finais e a expectativa é de que sejam publicados no decorrer dos próximos dias, ainda em outubro. Os acertos necessários estão sendo feitos em conjunto com a banca organizadora, que será a Fundatec. Em agosto, a corporação chegou a anunciar o início do certame para setembro, o que acabou não se concretizando.
Ao todo, a PC RS oferecerá 750 vagas, da seguinte forma:
Para todos os cargos será necessário possuir formação de nível superior para ingresso, com formação em direito para delegado. Para escrivão e inspetor, a remuneração inicial é de R$ 7.018.79. No caso de delegado, o inicial é de R$ 21.574.
De acordo com o documento de contrato com a banca, a seleção contará com as seguintes etapas para os cargos de escrivão e inspetor:
No período da manhã a primeira prova contará com 30 questões objetivas sobre língua portuguesa, além de uma redação, de 35 a 50 linhas.
A segunda prova, no periodo da tarde, contará com 70 questões, da seguinte forma:
A prova de aptidão física contará com as seguintes etapas:
O último concurso PC RS ocorreu em 2017, com 1.200 vagas divididas igualmente entre as carreiras de inspetor e escrivão. A Fundatec foi a responsável pela organização e execução do certame.
A seleção contou com duas etapas, sendo a primeira composta pelas seguintes fases:
Os aprovados em todas as provas foram convocados para a segunda fase, composta de curso de formação profissional
A prova de capacidade intelectual contou com duas partes. A primeira constou de 30 questões objetivas de língua portuguesa e redação de, no mínimo, 35 linhas.
A segunda contou com 50 questões objetivas, da seguinte forma: