Segundo delegado-geral, autorização do concurso PC SP (Polícia Civil do Estado de São Paulo) deve sair ainda na gestão Rodrigo Garcia
Fernando Cezar Alves Publicado em 08/09/2022, às 14h00 - Atualizado às 14h52
O delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC SP), Osvaldo Nico Gonçalves, em entrevista divulgada na última quarta-feira, 7 de setembro, ao programa Diário de Polícia, divulgado no youtube, disse que um novo concurso PC SP (Polícia Civil do Estado de São Paulo) deve ser autorizado ainda este ano, durante a gestão do governador Rodrigo Garcia, para o preenchimento de nada menos do que 8 mil vagas. "Eu estive com ele. Vamos entrar agora, na Academia, com mais 2.900 alunos, em fase final (dos concursos já realizados). Mas antes da transição de governo vamos iniciar (autorizar) mais 4 mil vagas para 2023. Queriam negociar para pular dois anos e oferecer mais 4 mil. Mas o governador já autorizou. Serão 4 mil autorizadas já este ano e mais 4 mil para o ano que vem, em um total de 8 mil novas vagas", disse. Cargos e vagas ainda deverão ser confirmados.
Vale ressaltar que o governador Rodrigo Garcia é candidato a reeleição e, caso não esteja no comando do Executivo em 2023, mesmo que o concurso PC SP já esteja autorizado, a efetiva realização ficará à critério do eventual novo governador. Também é importante lembrar que a lei eleitoral não impede novas autorizações durante o período das eleições. Impede apenas a nomeação de aprovados em concursos homologados a menos de três meses das eleições. No entanto, um eventual concurso autorizado neste período dependerá de aval da administração que assumir.
As afirmações sobre as novas autorizações podem ser conferidas a partir dos 19 minutos:
O último concurso PC SP ainda está em andamento e teve seus editais publicados no decorrer do primeiro semestre deste ano para o preenchimento de 2.939 vagas, para cargos com exigência de nível superior. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp.
A distribuição de vagas foi a seguinte:
Para investigador e escrivão, a prova objetiva foi composta de 80 questões, da seguinte forma:
Investigador
Para escrivão:
Já a prova escrita avaliou o domínio do conhecimento do conteúdo das disciplinas e da norma culta, bem como o desenvolvimento dos temas na estrutura proposta, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio lógico e a capacidade de argumentação e constituída por quatro questões discursivas, abrangendo disciplinas objeto do programa
No caso de investigador:
Para escrivão:
concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores
A Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC SP) é a Polícia Judiciária do estado de São Paulo, órgão do sistema de segurança pública ao qual compete, ressalvada a competência específica da União, as atividades de polícia judiciária e de apuração (investigação) das infrações penais, exceto as de natureza militar. Está subordinada ao Governador do Estado, integra a estrutura da Secretaria da Segurança Pública e é dirigida pelo Delegado Geral de Polícia.
Os concursos da corporação são coordenados pela Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra", conhecida como Acadepol, que é o órgão/escola de nível departamental da Polícia Civil do Estado de São Paulo, responsável pelo recrutamento e treinamento de novos policiais civis, aperfeiçoamento dos servidores na ativa, com cursos de capacitação e uso de armas, bem como atendimento ao público em geral.
Além do recrutamento e treinamento de policiais civis, a Acadepol-SP também é responsável pela formação e treinamento dos policiais civis que prestam serviço na Superintendência de Polícia Técnico-Científica de São Paulo (Polícia Científica), além de ministrar anualmente o Curso Superior de Polícia, destinado a promover Delegados de Polícia, e Oficiais da Polícia Militar para a última graduação de suas respectivas carreiras.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.