O edital de retificação do concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) para 522 vagas de delegado trouxe os locais de prova, além de mudanças na exigência para o cargo e no processo se inscrição
Mylena Lira Publicado em 11/09/2023, às 20h28
O edital do concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) para preencher 522 vagas de delegado foi retificado nesta segunda-feira, 11 de setembro, data em que a Fundação Vunesp abriu as inscrições para os candidatos interessados em concorrer ao posto. Ao todo, o certame vai preencher 3.500 vagas, distribuídas em cinco editais distintos, um para cada função:
Entre as mudanças trazidas pela retificação está a exigência para tomar posse no cargo de delegado, carreira para os que têm formação em Direito e, no mínimo, dois anos de atividade jurídica. Porém, a atividade jurídica é dispensada se houve, pelo menos, dois anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil.
A alteração foi promovida quanto à comprovação do cargo policial. Antes, os dois anos seria contado até a publicação do edital. Agora, será computado na data da posse. Também são requisitos:
As inscrições para delegado estão abertas e serão recebidas até o dia 10 de outubro nesta página da Vunesp, banca organizadora. O edital de retificação trouxe uma etapa extra do procedimento de inscrição: optar por onde deseja realizar a prova preambular e escrita. A taxa de participação custa R$ 113,06 e deve ser paga dentro do prazo limite, respeitado o horário bancário.
O edital de abertura não listava os locais de prova, informação adicionada na retificação. A prova preambular está prevista para ser aplicada em 3 de dezembro de 2023, no
período da manhã, e será aplicada nos seguintes municípios:
Conforme prevê o edital de abertura, são atribuições inerentes ao exercício do cargo de Delegado de Polícia, dentre outras, exercer atos inerentes à gestão da atividade de polícia judiciária; presidir os atos de polícia judiciária e a apuração das infrações penais;
praticar atos de polícia administrativa e exercer policiamento preventivo especializado.
Também compete ao profissional aprovado para o posto presidir a investigação criminal e as ações a ela relacionadas, dentre as quais aquelas previstas no Código de Processo Penal e na legislação extravagante; portar arma de fogo e atuar com possibilidade de exposição a situações de risco; e mediar conflitos.
+++Acompanhe o andamento do processo seletivo na página do concurso PC SP.
Sociedade BrasilA Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC SP) é a Polícia Judiciária do estado de São Paulo, órgão do sistema de segurança pública ao qual compete, ressalvada a competência específica da União, as atividades de polícia judiciária e de apuração (investigação) das infrações penais, exceto as de natureza militar. Está subordinada ao Governador do Estado, integra a estrutura da Secretaria da Segurança Pública e é dirigida pelo Delegado Geral de Polícia.
Os concursos da corporação são coordenados pela Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra", conhecida como Acadepol, que é o órgão/escola de nível departamental da Polícia Civil do Estado de São Paulo, responsável pelo recrutamento e treinamento de novos policiais civis, aperfeiçoamento dos servidores na ativa, com cursos de capacitação e uso de armas, bem como atendimento ao público em geral.
Além do recrutamento e treinamento de policiais civis, a Acadepol-SP também é responsável pela formação e treinamento dos policiais civis que prestam serviço na Superintendência de Polícia Técnico-Científica de São Paulo (Polícia Científica), além de ministrar anualmente o Curso Superior de Polícia, destinado a promover Delegados de Polícia, e Oficiais da Polícia Militar para a última graduação de suas respectivas carreiras.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.