Como realizar a inscrição para o concurso da Petrobras? Em caso de aprovação, onde irei trabalhar? Qual o salário oferecido pela estatal? Informe-se sobre essas e outras questões
Samuel Peressin Publicado em 09/02/2023, às 14h07 - Atualizado às 14h19
Um novo concurso da Petrobras teve o seu edital publicado nesta quinta-feira (9) com 1.119 vagas para profissionais de nível técnico.
Em uma série de perguntas e respostas, o JC Concursos esclarece algumas das principais dúvidas sobre o processo seletivo. Confira:
Não. O edital oferece 373 postos para contratação imediata e 746 para formação de cadastro reserva (CR). A validade da seleção será de 12 meses, com possibilidade de prorrogação uma vez, por igual período.
A remuneração mínima inicial é de R$ 5.563,90. A estatal também oferece plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia), previdência complementar (opcional), incentivos educacionais para dependentes, entre outros benefícios.
Há oportunidades para profissionais com formação técnica em 12 áreas. A estatal não requer experiência prévia. Confira as opções:
As inscrições ficarão abertas das 10h de 15 de fevereiro até as 18h de 17 de março (horário de Brasília). Para se inscrever, os interessados deverão preencher formulário disponível no site www.cebraspe.org.br.
A taxa custa R$ 62,79 — o prazo para solicitar isenção vai de 15 a 27 de fevereiro. O edital prevê gratuidade para pessoas que se enquadram em uma das condições a seguir:
A prova objetiva será aplicada em 30 de abril, em todas as capitais brasileiras. Com duração de quatro horas, a avaliação cobrará a resolução de 100 questões do tipo "certo" ou "errado" abordando conteúdos sobre:
Segundo a Petrobras, os contratados poderão atuar em quaisquer unidades no território brasileiro, a depender das necessidades da estatal.
Além da página de acompanhamento disponível no site do Cebraspe, os candidatos têm à disposição outros dois canais de comunicação com a banca: telefone 0800 722 1125 e e-mail sac@cebraspe.org.br.
Inscrições: de 15 de fevereiro a 17 de março
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 15 a 27 de fevereiro
Pagamento da taxa de inscrição: até 22 de março
Divulgação dos locais de aplicação da prova: 18 de abril
Aplicação da prova objetiva: 30 de abril
Divulgação do gabarito preliminar: 2 de maio
Interposição de recursos quanto ao gabarito: em 3 e 4 de maio
Divulgação do resultado final: 10 de julho
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da Petrobras
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anterioresPetróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Com sede no Rio de Janeiro, opera atualmente em 25 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivado. Proprietária de refinarias, petroleiros e grande distribuidora de derivados de petróleo, a Petrobras é líder mundial no desenvolvimento de tecnologia avançada para a exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas.