Concurso PF: diretor-geral afirma que pretende dobrar o efetivo da corporação

Concurso PF (Polícia Federal) pode ser novamente realizado caso seja aprovado o redimensionamento da força de trabalho da corporação

Fernando Cezar Alves   Publicado em 19/11/2025, às 08h41

Concurso PF: diretor geral Andrei Passos Crédito José Cruz EBC

Mesmo com seleção realizada recentemente, um novo concurso PF (Polícia Federal) poderá ocorrer em médio prazo. Acontece que o diretor-geral da corporação, Andrei Passos, disse, na última terça-feira, 18 de novembro, que pretende dobrar o efetivo da corporação. A afirmação ocorreu no Congresso Nacional, ao depor na CPI do Crime Organizado.

De acordo com o diretor-geral, o efetivo da PF não é suficiente para suprir as crescentes demandas da área de segurança. O quadro conta, atualmente, com aproximadamente 13 mil policiais e 2 mil servidores administrativos.

“Estamos realizando um estudo técnico, o dimensionamento de força de trabalho, para entender melhor o cenário ideal”, disse. Segundo ele, a corporação já começa a se preparar para o aumento do efetivo, que pode propiciar a realização de novo concurso.

A corporação ainda conta com 2.309 vagas em aberto, da seguinte forma:

Concurso PF: saiba como foi a última seleção

O último concurso PF é recente e teve início no primeiro semestre de 2025, para o preenchimento de 1.000 vagas, em diversos cargos. A banca organizadora é o Cebraspe.

A distribuição de vagas por cargos foi a seguinte:

No caso de perito, a distribuição foi:

A seleção contou com as seguintes fases:

concursos concursos federais concursos 2025 provas anteriores